terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

 

O INÍCIO PROFÉTICO ESCATOLÓGICO 
NA HISTÓRIA

Textos Básicos:

Mateus 24:15-22.  Assim, quando vocês virem o ‘sacrilégio terrível’, do qual falou o profeta Daniel, no Lugar Santo – quem lê entenda – então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes. Quem estiver no telhado de sua casa não desça para tirar dela coisa alguma. Quem estiver no campo não volte para pegar seu manto. Como serão terríveis aqueles dias para as grávidas e as que estiverem amamentando! Orem para que a fuga de vocês não aconteça no inverno nem no sábado; Porque haverá então grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria; mas por causa dos eleitos aqueles dias serão abreviados.

Lucas 21:20-24. “Quando virem Jerusalém rodeada de exércitos, vocês saberão que a sua devastação está próxima. Então os que estiverem na Judéia fujam para os montes, os que estiverem na cidade saiam, e os que estiverem no campo não entrem na cidade. Pois esses são os dias da vingança, em cumprimento de tudo o que foi escrito. Como serão terríveis aqueles dias para as grávidas e para as que estiverem amamentando! Haverá grande aflição na terra e ira contra este povo. Cairão pela espada e serão levados como prisioneiros para todas as nações. Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos deles se cumpram.”

Introdução: Chamamos de Escatologia Bíblica a doutrina que se ocupa quase que em sua totalidade com profecias que ainda aguardam o seu cumprimento e se relacionam com a volta do Senhor Jesus. Não é uma doutrina fácil pois trata também de assuntos que estão localizados em tempos distintos da história. Outra grande dificuldade que encontramos no estudo da Escatologia está no fato de haver alguns pontos importantes com mais de uma interpretação, isto é, existem alguns fatos proféticos onde os estudiosos da bíblia  divergem em seus entendimentos.

Hoje a EBD Vale das Bençãos inicia uma série de estudos cujo objetivo é o de tentar caminhar em direção ao entendimento de fatos escatológicos descritos na história e que se desenvolvem ao longo das Escrituras Sagradas chegando aos nossos dias e avançando para dias futuros.

O entendimento básico deste assunto tão empolgante das Escrituras Sagradas não tem o objetivo de esgotar o tema até mesmo em razão  das dificuldades citadas acima. Portanto, durante algumas terças-feiras abordaremos assuntos que com certeza são dúvidas que muitos de nós ainda guardam em relação a Escatologia Bíblica e suas principais interpretações. O que podemos dizer de antemão é que será um assunto bem empolgante, por isso desejamos um bom estudo a você aluno da Escola Bíblica Dominical Vale das Benção em Bacaxá, Saquarema.

I. A VOLTA DE JESUS E OS DIAS PRÉ ORDENADOS POR DEUS.

Apocalipse 20.6 [NTLH]: Felizes e abençoadas as pessoas que forem incluídas nessa primeira ressurreição, pois a segunda morte não tem poder sobre elas! Serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele durante os mil anos.

Quando a Igreja for arrebatada à presença do Senhor Jesus as nuvens dos céus, na Terra iniciará um período que a Bíblia chama de “A Grande Tribulação”. Este período terá início com o arrebatamento da Igreja e terminará com a vinda de Jesus em Glória para reinar sobre a Terra. Existem três dias citados na Bíblia predeterminados por Deus e que resumem os acontecimentos proféticos guardados em seus cumprimentos. Estes “dias” nada têm a ver com dias específicos da semana, não se trata de nenhum dia como sábado ou domingo, mas trata-se de um momento específico na história onde fatos proféticos finalmente terão o seu cumprimento. Os três dias citados são os seguintes:

O Dia de Cristo: É o tempo do Arrebatamento da Igreja. 1Co 1.8 o qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Este dia marca o momento em que o Senhor Jesus Cristo virá até as nuvens do céu e arrebatará a Sua igreja. 2Co 1.14 como também já em parte reconhecestes em nós, que somos a vossa glória, como também vós sereis a nossa no Dia do Senhor Jesus. Este dia será o dia tão esperado em que os mortos no Senhor Jesus serão ressuscitados e os vivos serão transformados. Fp 1.6 Tendo por certo isto mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo.

O Dia do Senhor: É o tempo que abrange a Grande Tribulação e avança até o fim do Milênio. é um dia escatológico em todos os sentidos que vem acompanhado de um grande número de profecias bíblicas que ainda aguardam o seu cumprimento. Jl 1.15 Ah! Aquele dia! Porque o dia do SENHOR está perto e virá como uma assolação do Todo-poderoso. Este será um tempo que abrangerá as nações e o povo de Israel uma vez que a igreja já terá sido tirada aqui da terra. Am 5.18 - Ai daqueles que desejam o dia do SENHOR! Para que quereis vós este dia do SENHOR? Trevas será e não luz.. Serão dias difíceis onde muitas pragas e catástrofes deverão acontecer em cumprimento as revelações do Apocalipse. 2Pe 3.10 - Mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão. Este dia terá início em seguida ao arrebatamento da igreja, assim, não há como precisar o momento de seu acontecimento. 1Ts 5.2 - porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite.

O Dia de Deus: É o tempo do desfecho final de toda a história 1Co 15.28 E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos. É o dia do Juízo Final, o Juízo do Trono Branco Ap 20.11 E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Será um tempo de julgamento e de agonia para aqueles que estão na eternidade sem Deus. Sl 9.17 - Os ímpios serão lançados no inferno e todas as nações que se esquecem de Deus. E também o “dia” do ingresso ao Eterno e Perfeito Estados daqueles que estão na eternidade com Deus. Ap 21.1-3 E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus.

II. UMA PROFECIA EM TEMPOS DIFERENTES DA HISTÓRIA.

Mt 24.2 - Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada. Em Mateus 24 e Lucas 21, (estes textos devem ser lidos na íntegra) temos uma profecia com cumprimento parcial. Primeiro a fala do Senhor Jesus trata da destruição de Jerusalém pelos romanos, fato que aconteceu anos após. Em seguida, a profecia assume um cunho mais “escatológico” e passa a tratar de assuntos cujo cumprimento se dará nos dias da Grande Tribulação, com o surgimento do anticristo:

“Jerusalém rodeada de exércitos” é um sinal referente à destruição de Jerusalém e do seu templo no ano 70 dC. Já teve o seu cumprimento. (Assunto da próxima lição).

A abominação da desolação” ou “o sacrilégio terrível” no lugar santo é um sinal referente ao surgimento do anticristo e da Grande Tribulação, fatos que ocorrerão nos dias após o arrebatamento da igreja..

Podemos nos deter um pouco no contexto da história e ver o cumprimento parcial da profecia. Dentro deste contexto encontramos um ponto de partida que nos conduzirá ao entendimento de fatos que acontecem ainda hoje em nossos dias. Mas isto faremos a partir da lição 2, portanto não faltem na próxima terça-feira…


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...