terça-feira, 9 de junho de 2020

Escola Bíblica Lição 2 - EScatologia

ESCOLA BÍBLICA DINÂMICA
ESCATOLOGIA BÍBLICA
Jovens e Adultos - 07/07/2020 - Lição 2
O  ESTADO INTERMEDIÁRIO DOS MORTOS
A descrição Bíblica entre a morte e a ressurreição

Texto Bíblico: Lc 16.19-31 - O rico e Lázaro
19 "Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo todos os dias.
20 Diante do seu portão fora deixado um mendigo chamado Lázaro, coberto de chagas;
21 este ansiava comer o que caía da mesa do rico. Até os cães vinham lamber suas feridas.
22 "Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado.
23 No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado.
24 Então, chamou-o: 'Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo'.
25 "Mas Abraão respondeu: 'Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento.
26 E além disso, entre vocês e nós há um grande abismo, de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu, ou do seu lado para o nosso, não conseguem'.
27 "Ele respondeu: 'Então eu te suplico, pai: manda Lázaro ir à casa de meu pai,
28 pois tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento'.
29"Abraão respondeu: 'Eles têm Moisés e os Profetas; que os ouçam'.
30 " 'Não, pai Abraão', disse ele, 'mas se alguém dentre os mortos fosse até eles, eles se arrependeriam.'
31 "Abraão respondeu: 'Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos' ".

Introdução: No estudo da Escatologia é interessante começarmos observando a situação presente dos Mortos. No presente estudo, dividimos, segundo o conceito bíblico, o destino final daqueles que morreram em duas categorias, a saber: justos e injustos ou os que morreram em Cristo e os que morreram sem Ele.

I. OS QUE MORRERAM EM CRISTO OU NA ESPERANÇA DELE.
Sl 116:15 Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos. 

A posição usual entre os estudiosos da Bíblia é que as almas dos crentes, imediatamente após a morte, ingressam no céu. Em resposta à pergunta, “Que consolo te dá a ressurreição do corpo?”,consultaremos três dos principais catecismos: (Ensino de princípios e tradições de religiões cristãs)
· Catecismo de Heidelberg: Que minha alma, após esta vida, não somente é levada de imediato a Cristo, sua Cabeça, mas também que este meu corpo, ressuscitado pelo poder de Cristo, se unirá de novo à minha alma e virá a ser como o corpo glorioso de Cristo”.
· Confissão de Westminster:As almas dos justos, sendo então aperfeiçoadas na santidade, são recebidas no mais alto dos céus, onde vêem a face de Deus em luz e glória, esperando a plena redenção dos seus corpos”.
· Segunda Confissão Helvética:Cremos que os fiéis, depois da morte física, vão diretamente para Cristo”.
Durante o ultimo quarto do século alguns teólogos reformados (calvinistas) assumiram a posição de que os crentes, ao morrerem, entram num lugar intermediário e ali permanecem até o dia da ressurreição. Todavia, o que a Bíblia ensina é que a alma do crente, quando separada do corpo, entra na presença de Cristo.
· estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor”, 2Co 5.8.
· “...o desejo de partir e estar com Cristo”, Fp 1.23.
Esta certeza foi dada por Jesus a um dos malfeitores com ele crucificado.Hoje estarás comigo no paraíso”, Lc 23.43. Estar com Cristo é também estar no céu. À luz de 2Co 12.3, 4. “paraíso” só pode ser um designativo do céu. Além disso, Paulo afirma que,se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus, 2Co 5.1. E o escritor de Hebreus confirma este pensamento, ao dizer que eles chegaram à universal assembléia e igreja dos primogênitos arrolados nos céus”, Hb 12.22, 23. Que o estado futuro dos crentes, após a morte, merece muito maior preferência, comparado com o estado presente, vê-se claramente nas afirmativas de Paulo em 2Co 5.8 e Fp 1.23, acima citadas. É um estado no qual os crentes estão verdadeiramente vivos e plenamente conscientes, Lc 16.19-31; 1Ts 5.10; um estado de repouso e felicidade sem fim, Ap 14.13 - Então ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanham.

II. OS QUE MORRERAM SEM CRISTO.
Pv 15.24 - Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo.

A respeito daqueles que morreram sem Cristo, diz a Confissão de Westminster que as almas dos ímpios, após a morte,serão lançadas no inferno, onde ficarão, em tormentos e em trevas espessas, reservadas para o juízo do grande dia final”. Ademais, acrescenta: Além destes dois lugares (céu e inferno) destinados às almas separadas de seus respectivos corpos, as Escrituras não reconhecem nenhum outro lugar

A Segunda Confissão Helvética prossegue, depois da citação acima feita: De modo semelhante, cremos que os incrédulos são precipitados no inferno, do qual não há retorno aberto para os ímpios, pois coisa alguma que os que vivem façam”. A única passagem que realmente pode ser focalizada aqui é a parábola do rico e Lázaro, em Lucas 16, onde hades denota inferno, o lugar de tormento eterno. O rico achou-se no lugar de tormento; sua condição é descrita como fixa para sempre; e ele estava cônscio da sua condição miserável, procurou lenitivo para a dor que estava sentindo, e mostrou desejo de que os seus irmãos fossem advertidos, para que evitassem semelhante condenação. Em acréscimo a essa prova direta, há também uma prova mediante dedução. Se os justos entram em seu estado eterno imediatamente, a pressuposição é que isso é igualmente verdadeiro quanto aos ímpios também.

III. CONCLUSÃO DOS ARGUMENTOS.
No texto original do AT, a palavra “SHEOL”, equivale em sentido a “HADES”  no NT. Elas diferem em forma porque a primeira é hebraica e a segunda grega. Ambas designam o lugar para onde iam os mortos nos tempos do AT. Havia no entanto, nessa região dos mortos, uma divisão para os justos e outra para os injustos, separados por um abismo intransponível. Todos estavam ali em plena consciência. O lugar dos justos era chamado de “SEIO DE ABRAÃO” e “PARAÍSO”, e era um lugar de felicidade, prazer e segurança. Já o lugar dos injustos, era cheio de dores e sofrimentos (Lc 16.19-31). Conforme Ef 4.8-10, o hades, situa-se nas maiores profundezas da terra. As referências bíblicas de entrada de almas neste lugar são sempre “desceu
· Gn 37.35 -  ...e disse: Porquanto com choro hei de descer ao meu filho até à sepultura...
· Nm 16.10-33 - E eles e tudo o que era seu desceram vivos ao abismo, e a terra os cobriu...
· Jó 11.8 - ...É mais profunda do que o inferno, que poderás tu saber?
· Jó 17.16 - As barras da sepultura descerão quando juntamente no pó teremos descanso.
· Sl 30.3 - SENHOR, fizeste subir a minha alma da sepultura; conservaste-me a vida para que não descesse ao abismo.
· Sl 86.13 - ...e livraste a minha alma do inferno mais profundo.
· Is 14.9 - O inferno desde o profundo se turbou por ti, para te sair ao encontro na tua vinda...
· Ez 31.15 Assim diz o Senhor DEUS: No dia em que ele desceu ao inferno...
· Ez 31.17 Também estes com ele descerão ao inferno a juntar-se aos que foram traspassados...

O hades não é o inferno propriamente dito, e sim, um inferno prisão, onde os ímpios permanecem entre a morte e a ressurreição deles. O inferno propriamente dito é o Lago que Arde em Fogo e Enxofre (Ap 20.10-14). A ressurreição dos ímpios ocorrerá por ocasião do Juízo do Grande Trono Branco, após o reino milenar de Cristo. (Ap 20.7.11,15). Antes da ressurreição de Jesus, todos desciam ao Seol – justos e injustos – havendo uma separação entre as duas divisões que ali existiam. Após a ressurreição de Cristo, houve uma mudança no mundo espiritual (Mt 16.18; Lc 23.43). Jesus ao ressuscitar, levou para o céu os crentes do AT que estavam no “Seio de Abraão”  (Ef 4.8,9). O Paraíso ficou assim, a partir daí, localizado no terceiro céu (2Co 12.1-4), debaixo” do altar (Ap 6.9,10), na imediata presença do Senhor (2Co 5.8). No arrebatamento os seus espíritos virão com Jesus unir-se a seus corpos ressurretos. (Fp 1.23; 1Pe 3.22). Para os ímpios, não houve mudança, continuam descendo ao “hades”, onde ficam retidos até o juízo. (Ap 20.13-15; Ez 32.17-32). Assim podemos afirmar que:
● Justos – Estão com Deus, no Paraíso e em descanso (Fp 1.23; Ap 2.7; 14.13).
● Injustos – Separados de Deus e reservados para o castigo eterno (2Pe 2.9; Lc 16.23).

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