segunda-feira, 22 de julho de 2019

SERVINDO UNS AOS OUTROS, A VERDADEIRA EXPRESSÃO DA COMUNHÃO

JOVENS E ADULTOS LIÇÃO 7
Leitura Bíblica em Classe: Mc 10.35-45
Texto Devocional: Mc 10.45

Introdução: Quando deslocamos o centro de nossa atenção para ajudar as pessoas que estão ao nosso redor, descobrimos o verdadeiro propósito da nossa vida cristã. Passamos a ser pessoas úteis para o Reino de Deus e as barreiras que impedem o desenvolvimento das relações humanas são aos pouco desfeitas e o Senhor Jesus passa a ser o centro de todas as nossas atividades. Quando olhamos para as outras pessoas a partir da visão de Deus as nossas ações ganham sentido e nos tornamos parte de um grande projeto de Deus, não para servimos a nós mesmo, mas para servimos a uma causa bem maior. Somos chamados para sermos cidadãos do Reino de Deus onde não temos uma justiça própria, mas somos inseridos em um conceito amorável e abnegado, onde não há privilégios e nem preconceitos, mas vontade e o desprendimento no sentido de servimos uns aos outros. Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor. Gl 5.13

I. COMUNHÃO, O PROPÓSITO DE DEUS PARA A IGREJA.
Ef 4.12 com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,
Por razões diversas dificuldades em conhecer os reais problemas que atingem nossos irmãos em Cristo nos impedem de realizar alguma ação no intuito de ajudá-lo. Neste caso o melhor a se fazer é tentarmos construir um ambiente confiável, no qual possamos compartilhar nossos problemas com honestidade e romper com a superficialidade ao mesmo tempo que aprofundamos na vida de comunhão na igreja. O serviço recíproco é a ferramenta indicada, pois tendo a participação de todos com liberalidade podemos aprofundar os nossos relacionamentos. Paulo diz, o modelo mais adequado para a igreja, é o modelo do corpo, pois, cada membro tem especificamente uma função distinta não dando por isso, razão para pensarmos em uma hierarquia que concentre todo o ministério nas mãos de poucas pessoas, e negando ao povo de Deus o exercício dos diversos ministérios que a ele pertence. Rm 12.5 assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.

Seguindo no ensinamento de Paulo, vemos o Senhor Jesus dando a igreja uma diversidade de dons com a finalidade de aperfeiçoá-la, para, como ele mesmo diz, a obra do ministério e para a edificação do Corpo de Cristo. Assim, fomos salvos para ministrar as necessidades dos nosso irmãos, e os dons que foram disponibilizados a igreja tem o sentido de nos capacitar na prestação de um excelente serviço a Deus. Rm 5.6-8 Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria. A partir deste dons chamados de “dons de serviço” somos capacitados por Deus dentro do conceito de nossa própria inclinação a prestar um excelente serviço ao Reino de Deus. Dentre os muitos dons relacionados pelo apóstolo, podemos destacar pelo menos três: O Dom de serviço, o dom de contribuir e o dom de misericórdia. Se conseguirmos trabalhar cada um destes dons em nós teremos mais facilidade em atingir nosso objetivo no sentido de servimos uns aos outros. Sendo os dons, uma capacitação divina que nos foi dada mediante uma inclinação peculiar nossa, vamos conseguir maiores metas de serviço no momento em que no uso do dom que nos foi dado, contribuirmos com liberalidade exercendo acima de tudo o dom de misericórdia.

Em resumo, podemos dizer que é urgente que recuperemos os modelos bíblicos de ser igreja, de motivação de vida, de ministério e no desempenho da missão que o Senhor Jesus nos encarregou de realizar aqui. Para começar, podemos tentar responder algumas perguntas inerentes a lição de hoje:

1. Nossa igreja hoje, se caracteriza pela realização de algum serviço no sentido de atender necessidades?
2. Que evidências concretas podemos apontar como positivo na missão específica?
3. O que de concreto cada um de nós fazemos para demonstrar este espírito de serviço?
4. Estamos dispostos a nos colocar nas mãos de Deus para o ministrar as necessidades uns dos outros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...