terça-feira, 10 de abril de 2018

ATITUDES QUE ANTECEDEM UMA VIDA COM DEUS

Texto: 35.1-7  Deus disse a Jacó: “Apronte-se, suba para Betel e estabeleça-se ali. Chegando lá, construa um altar ao Deus que lhe apareceu quando você estava fugindo do seu irmão Esaú”. Então Jacó disse à sua família e a todos que estavam com ele: “Joguem fora todas as imagens dos deuses estrangeiros que estão com vocês. Purifiquem-se e vistam roupas limpas. Aprontem-se e subamos para Betel. Lá eu vou construir um altar ao Deus que me ouviu no dia da minha angústia e tem me acompanhado por onde tenho andado”. Então deram a Jacó todas as imagens dos deuses estrangeiros e os brincos que usavam nas orelhas. E Jacó os enterrou debaixo do carvalho próximo de Siquém. Quando partiram, o terror de Deus dominou de tal forma as cidades próximas que ninguém perseguiu os filhos de Jacó. Jacó e todos que estavam com ele chegaram a Luz, cidade também conhecida por Betel, na terra de Canaã. Jacó construiu ali um altar e chamou o lugar de El-Betel. Porque foi em Betel que Deus apareceu a Jacó, quando estava fugindo de seu irmão Esaú.

Introdução. O que eu acho bem interessante neste texto, é a maneira como o autor descreve o diálogo de Jacó com a Pessoa bendita de Deus. Primeiro há uma identificação bastante curiosa de Deus para com Jacó. Deus se identifica como "o Deus que lhe havia aparecido quando este estava fugindo do seu irmão Esaú" .

Penso que tal descrição não deixava qualquer dúvidas a Jacó em relação a quem estava falando com ele naquele momento. Isso foi tão absoluto para Jacó, que ele imediatamente declarou a sua família o teor da conversa e ao mesmo tempo lhes comunicou a razão da partida repentina para uma terra distante e desconhecida. "... vou construir um altar ao Deus que me ouviu no dia da minha angústia e tem me acompanhado por onde tenho andado”.

Jacó, munido de tamanha convicção determina aos familiares e acompanhantes a tal jornada, alguns requisitos básicos, mas extremamente importantes  para sucesso nessa jornada. Estes requisitos, se observados a luz do contexto da Bíblia, pode bem nos ensinar algumas atitudes que podem garantir uma vida vitoriosa ao lado de Deus. São atitudes que se entendidas como regra de vivência cristã, poderão produzir em nós, os efeitos produzidos na vida e na familia de Jacó. São atitudes que fizeram dele uma pessoa diferentes a ponto ter seu nome mudado, de suplantador para AQUELE QUE LUTOU COM DEUS E VENCEU.

Dentre os requisitos citados por Jacó, podemos destacar pelo menos três conforme sua importância:

I. LANÇAR FORA OS DEUSES ESTRANHOS.
Então Jacó disse à sua família e a todos que estavam com ele: “Joguem fora todas as imagens dos deuses estrangeiros que estão com vocês...
Podemos entender como "deuses estrangeiros" toda e qualquer coisa que conspire para nos separar ou dividir a nossa comunhão com Deus. São coisas que prendem nossa atenção ou que nos aprisionam em um mundo distanciado das verdades eternas. Podem até ser coisas que talvez não possuam nenhuma expressão com fatores de adoração, mas que por suas influências, tendem enfraquecer substancialmente nossa vida diária de adorador. 1Sm 7.3-3. Então Samuel disse ao povo: “Se, de fato, vocês desejam voltar ao SENHOR de todo o coração, joguem fora os seus deuses estrangeiros e as suas imagens de Asterote e consagrem-se ao SENHOR. Tomem a decisão de servir somente ao SENHOR; então ele livrará vocês das mãos dos filisteus”.

É fácil observar na expressão de Samuel um convite para uma aproximação verdadeira. Então Samuel disse ao povo: “Se, de fato, vocês desejam voltar ao SENHOR de todo o coração..." É um chamado para uma atitude sincera e expressiva, por isso a expressão "de todo o coração" Assim, jogar fora os deuses estranhos podem significar para nós atitudes como:

1. NOS LIVRARMOS DE COISAS, OBJETOS OU ATITUDES QUE PODEM APRISIONAR NOSSA VISÃO EM RELAÇÃO AO TEMPO QUE DEVERÍAMOS OFERECER A DEUS. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus. Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. Ef 5:15-17

A questão "tempo" é algo para ser pensado. Geralmente não fazemos conta de quanto tempo temos em nossa vida diária que podemos oferecer ao nosso Deus. E, é bem pouco desse tempo que realmente oferecemos. Talvez não sejamos capazes de avaliar questões como estas, pois a verdade é que o tempo passa muito rápido. E com o tempo que temos, comemos, dormimos e trabalhamos, e nem sempre conseguimos tempo para fazermos tudo que tínhamos para fazer.

Separamos do site MUNDO BÍBLICO alguns dados que revelam coisas básicas em que  dedicamos em média o nosso tempo. São resultados médios, que segundo é dito no site, podem variar muito de pessoa pra pessoa. No entanto, não é demais avaliarmos mesmo que substancialmente a maneira como estamos realmente usando o nosso tempo. Segundo uma estimativa do site, passamos:

➡ 25 anos da nossa vida dormindo. Isto se levamos em consideração um período de 8 horas por dia. Dormir realmente é muito bom, mas dormir demais pode não ter resultados tão bons assim.

➡ Cerca de 10 anos da nossa vida trabalhando. Trabalhando 40 horas por semana entre os 20 e 65 anos. A vida é sim bem mais interesante quando trabalhamos, porém temos que ter o cuidado de não gastarmos todo o tempo da nossa vida apenas trabalhando.

➡ Cerca de 14 anos assistindo televisão. E o pior é que grande parte desse tempo passamos assistindo coisas que não nos edificam absolutamente em nada.

➡ 3,66 anos da nossa vida comendo. Essa é boa, porque sabe de uma coisa? Comer o que gostamos, é uma coisa boa demais.

➡ Alguns de nós passam em média 4,3 anos da vida dirigindo. Isso é tempo suficiente para dirigir até a Lua e voltar três vezes. Já ouvirá falar em Av. Brasil ou Presidente Dutra, afff.

➡ 1,5 anos fazendo limpeza. E posso dizer mais uma coisa? Eu acho que 1,5 é muito pouco, afinal, eu pessoalmente adoro limpeza, e não consigo trabalhar em meio a coisas bagunçadas, muito menos viver na sujeira...

➡ As mulheres gastam pelo menos 2,5 anos cuidando do cabelo. Isso inclui escovar, lavar, secar, alisar, ondulação e corte. É para falar a verdade, eu acho que 2,5 anos é uma estimativa bem generosa...

➡ Tomamos banho 6 meses e 15 dias. Mas, acho que se contarmos com último verão, essa estimativa bem que podia aumentar um pouquinho.

➡ Da pré-escola à faculdade, gastamos, pelo menos 16 anos estudando. E estudar faz um bem! Como dizem: Saber não ocupa espaço.

➡ É com a Internet? Face, What Zap, Skype, E-mail, Sites  etc…  Consumimos não menos que 22 anos da nossa vida. A Internet não é algo tão antigo assim, foi lá pelos meados de 1998 a 2000 que ela passou a ocupar seu espaço. E até eu, que vivi boa parte da minha vida sem ela, acho que hoje passo a maior parte da minha vida acessando.

➡ 4 meses da nossa vida, passamos rindo. Isto também é muito pouco, pois como dizem, rir ainda é o melhor remédio.

➡ 14 dias passamos beijando. Só isso? Será que não seria 14 años? Afinal para alguém como eu, que já viveu os seus 40 ou 50 anos, e só beijou 14 dias, desculpe dizer, mas nem começou a viver ainda. Por isso, bota dias nisso...

Concluindo, se fizermos uma média de 2 horas por semana em um culto, em um ano teremos dedicado a Deus uma média de 104 horas. Em uma perspectiva de vida de 75 anos, dedicaremos a Deus 325 dias. Lembrando que 75 anos equivalem a 27.375 dias.

Diante desses fatos vamos refletir em pelo menos três perguntas importantes:

▶ Primeiro: Que tipo de crentes podemos ser, se dedicarmos a Deus uma porção de tempo tão insignificante?

▶ Segundo: Quanto tempo ainda temos de vida para oferecer a Deus o nosso tempo? A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos. Sl 90:10

▶ É por fim: Que tipo de "Deus estranho" vem tomado grande parte do nosso tempo que deveria ser dedicado prioritariamente ao nosso Deus?

Estamos dormindo muito? Ou estamos muito tempo assistindo televisão? Ou talvez estejamos muito presos a Internet? Todas estas coisas podem roubar o nosso tempo sim, mas no final elas podem não ser boas e nem más. Seremos nós quem determinaremos isto.

II. PROCURAR MELHORAR AS ATITUDES QUE INFLUENCIAM DE FATO A NOSSA MANEIRA CORRETA DE RELACIONARMOS COM A PESSOA DE DEUS.
Purifiquem-se e vistam roupas limpas.

Se existem atitudes que podem influenciar benéficamente o nosso relacionamento com a Pessoa Bendita de Deus, então são estas coisas que vamos precisar viver integralmente e da melhor MANEIRA possivel. Por isso, precisamos evitar de uma vez por todas as atitudes erradas que podem causar o enfraquecimento do nosso relacionamento. Algumas dentre essas coisas podemos aprender com Jacó, e dentre elas podemos citar:

1. ADORAÇÃO DIVIDIDA.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai  em espírito  e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Jó 4:23

Se a adoração é a forma de apresentar o nosso melhor culto a Deus, então significa que a nossa adoração precisa ser auténtica e verdadeira pois será ela a melhor expressão do nosso culto. Deus não divide a sua glória, por isso é de se esperar que não aceite uma adoração dividida. Por isso que  o texto de Lv 17.7 é tão expressivo. E nunca mais sacrificarão os seus sacrifícios aos demônios, após os quais eles se prostituem: isto ser-lhes-á por estatuto perpétuo nas suas gerações.

"Nunca mais" é o tempo que Deus espera que voltemos a dividir a adoração. O fator determinante será nossa escolha em obedecer a orientação divina ou NÃO. Não seguireis outros deuses, os deuses dos povos que houver à roda de vós;  Dt 6:14

Nada, absolutamente nada que possa roubar de nós a exclusividade da adoração devida a Deus deve ser imitado. Não importa o quanto outras pessoas valorizem o que estão fazendo. Se existe algo que tire de nós a adoração, não nos diz respeito.

2. O Abandono da FÉ.
Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas. Jr 2:13

A fé talvez seja a melhor expressão do nosso relacionamento com Deus, pois quanto mais cremos na Pessoa Bendita do nosso Senhor, melhor será a  nossa relação com Ele. Imagine só ser amigo de alguém que vc não acredita nele. É não estou nem falando de acreditar no sentido de existir, mas acreditar no sentido de poder confiar. Assim é com Deus! Se cremos nele, esperamos inteiramente nele. Mas, se a nossa fé é pequena, corremos o risco de em algum momento nos afastarmos. Se como o escritor de Hebreus, comparamos a nossa fé a um alicerce bem fundamentado. Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.  Hb 11:1
Então nossa fé é firme, mas se não temos uma fé tão firme assim, precisamos então buscar maior afinidade com a pessoa de Deus. Talvez não haja um termômetro capaz de medir, a vista de outros, a nossa intimidade com a pessoa de Deus, afinal, somos indivíduos, e isto nos faz completamente diferentes uns dos outros.

Alguém, por sua intimidade pode ser um crente que não falte aos cultos, mas isto não faz de uma pessoa menos frequente alguém sem intimidade com Deus. Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade. 2Tm 2:19

Será que é difícil entender isso? Abandonar a fé fala de dar vasão a coisas que como foi dito no início, nós afastam da pessoa bendita de Deus.

3. Quebra de ALIANÇA.
E disse o Senhor a Moisés: Eis que dormirás com teus pais; e este povo se levantará, e se prostituirá, indo após os deuses dos estranhos da terra para o meio dos quais vai, e me deixará, e anulará o meu concerto que tenho feito com ele. Dt 31:16

Por fim, o afastamento do processo da purificação é um sinal de aliança quebrada. Não seremos capazes de nos manter "santos" uma vez que não nos santificarmos diariamente. Foi assim com os judeus, e conosco não é diferente. Os "deuses estranhos" que uma vez foram abandonados, de forma sutil, vão retornando ao nosso convívio. Se não estivermos em estado de vigilancia, eles vão ganhando terreno e quando menos percebermos, eles nos tornam prisioneiros de novo. Por isso o alerta do Apóstolo Pedro: Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo, como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de VIVER, Pe 1:13-15

O segredo, é ser santo em toda nossa maneira de viver. E isto fala de:

Conversão COMPLETA. Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei e observá-la-ei de todo o coração.  Sl 119:34

PERFEIÇÃO. Perfeito serás, como o Senhor , teu Deus.  Dt 18:13.

SINCERIDADE E OBEDIÊNCIA . Agora, pois, temei ao Senhor , e servi-o com sinceridade e com verdade, e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do rio e no Egito, e servi ao Senhor .  Js 24:14

Coração inclinado para DEUS. Agora, pois, deitai fora os deuses estranhos que há no meio de vós: e inclinai o vosso coração ao Senhor , Deus de Israel. Js 24:23

III. PROCURAR ESTAR SEMPRE NOS LUGARES ONDE DEUS ESTÁ, E APROVEITAR AO MÁXIMO A ESTADIA COM ELE. 
Aprontem-se e subamos para Betel. Lá eu vou construir um altar ao Deus que me ouviu no dia da minha angústia e tem me acompanhado por onde tenho andado”.

Em resumo, tudo o que vimos até aqui tem a ver com um estado de sujeição a Deus a ponto de abnegarmos de tudo ou de qualquer coisa que possa ferir nossa sujeição. Se queremos viver nossa vida de acordo com a vontade de Deus, não tem outro meio, precisaremos abrir mão de tudo o que diz respeito a situações ou conceitos que contradigam a Sua PALAVRA. Como pode o jovem manter a sua vida limpa e pura? Vigiando os seus passos de acordo com a sua palavra.  Sl 119:9 NBVPB

Estar no lugar onde Deus está, fala em viver de tal modo que a nossa vontade seja fazer a vontade de Deus. Limpe-me com hissopo, e ficarei puro. Lave-me e ficarei mais branco do que a neve.  Dê-me de novo a alegria da sua salvação e conserve em mim um espírito desejoso de obedecer.  Sl 51:7, 12 NBVPB

A Palavra de Deus é o instrumento divino que nos condiciona e capacita a viver a vida que Deus deseja que vivamos. Então, jogarei água pura sobre vocês para limpar todos os seus pecados. Vocês ficarão purificados de todas as coisas erradas que fizeram e do terrível pecado da adoração de imagens. Darei a vocês um coração novo. Darei a vocês um espírito novo. Em vez de terem corações duros como pedra, vocês receberão corações de carne. Colocarei dentro de vocês o meu Espírito; assim vocês serão capazes de viver conforme as minhas leis, e obedecer aos meus mandamentos. Ez 36:25-27 NBVPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSICIONAMENTO

  Ez 2:1 NAA Esta voz me disse: — Filho do homem, fique em pé, e falarei com você. INTRODUÇÃO . “ Tu, porém, permanece naquilo que aprendest...