A BIBLIA DEVE SER SEMPRE OBSERVADA COMO REGRA CENTRAL EM TODAS AS DECISÕES IMPORTANTES A SEREM TOMADAS E OBSERVADAS.
sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre. 1Pe 1:23
Se pensamos de forma séria em crescer na essência do Evangelho, então, não temos outro caminho senão o de fazer da Bíblia a nossa regra de fé e pratica. Precisamos confrontar a Bíblia mesmo nos momentos das decisões mais difíceis de serem tomadas. Isto quer dizer que deveremos receber a Bíblia como a Palavra de Deus em todos os sentidos, e entender que tudo o que o Senhor Deus queria nos dizer em relação a Sua Pessoa e ao nosso estado necessário de comunhão com Ele, estão registrados nas páginas deste maravilhoso livro. Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam. Lc 8:21
Perceberemos que existe todo um contexto ritualístico no que diz respeito a essenciar a Palavra de Deus nas situações mais diárias. É algo como registrou Pedro em sua epístola. 1Pe 4.11 Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá, para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o poder para todo o sempre. Amém!
Se alguem falar... Se alguem administrar... Seja o que fizermos, devemos fazer em conformidade com o tudo o que nos concedeu Deus, pois no final, toda honra e toda Glória deverá sempre pertencer a Ele. Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus.
1Co 10:31
Decisões temos que tomar em todos os instantes de nossa existência. O que comer, como nos vestir, que curso fazer, como nos deslocarmos para determinado lugar, a que igreja pertencer, etc, etc e etc...
Estamos cercados por tantas questões que as vezes requerem decisões simples de serem tomadas, mas chega o tempo em que vamos nos deparar com decisões que se forem tomadas de forma errada, poderá nos acarretar um futuro de grandes e prolongadas frustrações. Josué confrontou Israel em relação a uma decisão importante a ser tomada. Já 24.15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor , escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor .
Funciona exatamente assim. Ao sermos confrontados por decisões que impreterivelmente devem ser tomadas, tomamos, não em conformidade com aquilo que achamos ser o mais certo, mas em conformidade com aquilo que a Bíblia diz ser ser o mais correto. Sendo assim, teremos que escolher colocar nossas escolhas segundo as escolhas que o Senhor Deus escolher para nós.
I. ESCOLHER SERVIR AO SENHOR.
Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor , escolhei hoje a quem sirvais...
Para começar, a primeira e mais importante decisão a ser tomada deve ser a decisão de fazer do Senhor Jesus, Senhor da nossa vida. Esta é a decisão mais acertada pois será a partir desta decisão, que nos aprontaremos para todas as demais decisões que tivermos de tomar.
Porém, em certas decisões, poderemos ser influenciados pela maneira como nós vemos o mundo. A isto chamamos de cosmovisão. A nossa cosmovisão tendenciosamente poderá nos conduzir a ponderar aquilo que devemos fazer da nossa realidade, e aí, podemos correr perigo, pois a cosmovisão, diferente da Bíblia, é sempre formada por um conjunto de pressuposicões que no final podem ser verdadeiras, podem ser verdadeiras em parte ou até mesmo serem totalmente falsa.
E, neste ponto divagaremos é poderemos achar mais conveniente, antes de qualquer decisão, colocar na balança algumas teorias da cosmovisão.
1. A TEORIA DO CONHECIMENTO.
e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Jo 8:32
Neste ponto diante de decisões a serem tomadas nos perguntamos como podemos conhecer o verdadeiro e por quais caminhos possíveis precisaremos trilhar. Descobriremos então que neste ponto temos que ser racionais e usar a razão e a lógica pois aqui valem a ciência e a experiência. E se usamos o racional em busca da razão e da lógica sem nenhuma dúvida, nos voltaremos para a Bíblia, pois nada pode ser mais lógico mais razoável do que a Palavra de Deus. Por isso o Senhor Jesus orou: Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Jo 17:17
Quanto mais conhecemos a Deus e nos relacionamos com Ele, melhor será nossas tomadas de decisões. E em tomadas de decisões, não podemos ser místicos e nem céticos. Não devemos decidir por intuição e não decidimos onde não há conhecimento. Decidimos sempre através de nosso conhecimento de Deus e conhecimento de Sua Palavra. Quem é sábio, para que entenda estas coisas? Prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão. Os 14:9
2. A TEORIA DA EXISTÊNCIA .
E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gn 2:7
Outro caminho que as vezes seguimos na nossas tomadas de decisões diz respeito a teoria da existência, ou como é chamada, a ontologia. É neste ponto que nos perguntamos qual é a natureza do universo? Como somos formados? Somos espirituais ou somos carnais? A teologia traz resposta a todas estas perguntas dizendo que em nossa constituição, nós somos tricótomos, isto é, somos constituídos de Espírito, alma e corpo. Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma. 3Jo 1:2
E, se somos tricótomos, podemos dizer que somos espirituais porque temos espírito e alma, mas somos também carnais, porque temos corpo. Neste contexto, nossa integridade deve valer tanto para a nossa vida carnal quanto para a nossa vida espiritual. O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1Ts 5:23
A Bíblia vai nos dizer que quanto a nossa formação, somos dicótomos, isto é somos formados por espírito e corpo. E neste caso espírito e alma se confundem entre si pois juntos completam a nossa natureza espiritual, e o nosso corpo diz respeito a nossa natureza carnal. Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo e maiormente convosco. 2Co 1:12
3. A TEORIA DO VALOR.
E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas; Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Mt 6:28-33
Nesta teoria nossas decisões dependerão de como vemos as coisas e em que aspecto elas devem ou podem ser valorizadas. Isto pode fazer grande diferença e tem muito a ver com nossa natureza humana ou carnal pois vai falar tanto da ética quanto da estética. Mas o que uma coisa tem a ver com outra podemos estar nos perguntando. Pois bem, a ética diz respeito a nossa teoria da ação. Isto é, como agimos, e como somos. Já a estética diz respeito a teoria da beleza. Fala dos cuidados que precisamos ter em relação a nós mesmo, em relação ao nosso corpo.
A ética vai nos convencer a agirmos de acordo ou consonância com a Palavra. E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. CL 3:17
Somos éticos quando:
▶Investigamos os princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o nosso comportamento.
▶Refletimos a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.
A palavra "ética" vem do grego ethos e significa aquilo que pertence ao "bom costume", "costume superior", ou "portador de caráter".
Os Princípios da ética, são universais e não mudam independentemente do lugar onde estamos. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Fp 4:8
Se a ética tem a ver com comportamentos, a estética tem a ver com a maneira com que nos vestimos ou cuidamos de nós mesmos. Isto tem a ver com coisas que podem parecer muito simples, mas que por vezes acabam sendo negligenciadas. Fala de cuidados íntimos, coisas como escovar os dentes ao acordar, após as refeições, tomar banho, usar perfume, desodorante ou coisa do gênero. Cuidar dos cabelos, fazer a barba, simples assim. Fala da roupa que nos caem bem, que nos faz sentir bem. Se uso a camisa por dentro das calças e gosto disso, não me importo se todos os outros preferem camisas fora das calças. O que importa mesmo e estar trajado de forma decente e confortável.
Mas a estética vai mais além, fala do cuidado que devemos ter com o nosso corpo, fala de consultas periódicas ao médico especialista. (Que não me ouçam os homens). Fala do cuidado com o que comemos, fala da quantidade e da qualidade. Fala do que posso e do que não devo comer ou fazer uso. Fala ainda de medicamentos, quando usar, como usar porque usar. Isto tudo envolve decisões. Se queremos viver, cuidamos da nossa saúde, mas se já achamos que estamos fazendo hora extra, levamos então uma vida desleixada. Do fumo e do alcool, acho que nem preciso falar. Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência. Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude. Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 1Co10:31
4. A TEORIA DO FIM OU ALVO.
Esta teoria é chamada teleologia que por sua vez indica qualquer doutrina que possa identificar a presença de metas, fins ou objetivos últimos que guiam a natureza e a humanidade. Se consideramos a teleologia como o princípio que possa explicar a organização e as transformações de todos os seres da realidade, podemos chamar então a teleologia de teleologismo ou finalismo.
Esta teoria nos conduz a pensamentos tais como: Qual o fim da vida ou qual será o fim da criação. Aristoteles fundamentou a ideia de que tanto os múltiplos seres existentes, quanto o universo como um todo se direcionam em última instância a uma finalidade que, por transcender a realidade material, é inalcançável de maneira plena ou permanente. A Bíblia, contudo, diferente da teleologia e do pensamento de Aristóteles, tem nas páginas de seus livros todo o desdobramento uma vez fundamentado por Deus e que em um tempo próprio aguarda o seu cumprimento.
Assim nossas decisões vistas pela teleologia só poderão alcançar toda uma ênfase verdadeira se embasar todos os seus conceitos nas verdades deslumbradas pela Bíblia Sagrada e pela teologia, que é a doutrina de Deus. Desta forma podemos escolher viver a vida da maneira que ela quer nos conduzir ou deixar que Deus nos conduza conforme a Sua Palavra. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo... Mt 6:34
CONCLUSÃO.
Se optamos por deixar que o Senhor Deus nos conduza, o fim, para nós não será o fim, mas o começo de uma nova existência ao lado Dele. Se permitirmos ser conduzidos e vivermos a essência de Sua Palavra, perguntas tais como: Porque estou aqui neste universo ou Para qual alvo eu estou direcionado, serão apenas, como registrou Paulo aos Romanos, uma espera paciente em conveniência com tudo aquilo que nos foi prometido em Cristo Jesus o nosso Senhor. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque, em esperança, somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.
Rm 8:22-25
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