sábado, 21 de dezembro de 2013

O ARREBATAMENTO, TRÊS PERGUNTAS QUE MERECEM RESPOSTAS


Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada à trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. 1Ts 4:16,17

A escatologia, segundo definição dos estudiosos da Bíblia, é a ciência que trata a respeito de coisas que ainda deverão acontecer, ou que estão acontecendo. Ela é uma ciência bíblica, porque trata de acontecimentos futuros a luz das escrituras sagradas, e nada tem a ver com adivinhação, especulação ou coisa semelhante. A escatologia simplesmente reúne os textos Bíblicos que fazem referência ao assunto e, de posse destes textos, busca uma interpretação coerente com a visão geral do livro. A escatologia não cria os eventos, ela estuda os eventos a luz dos textos Bíblicos, e de forma coerente coloca em ordem, a medida em que eles vão se desenrolando na história.  Todos os acontecimentos que envolvem, e que são estudados pela escatologia bíblica se desenrolam a partir de uma promessa: At 1:9-11 - desvenda o foco escatológico: Depois de ter dito isso, Jesus foi levado para o céu diante deles. Então uma nuvem o cobriu, e eles não puderam vê-lo mais. Eles ainda estavam olhando firme para o céu enquanto Jesus subia, quando dois homens vestidos de branco apareceram perto deles e disseram: — Homens da Galileia, por que vocês estão aí olhando para o céu? Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir. Isto implica dizer que a Escatologia Bíblica está fundamentada em Uma promessa: Jo 13:36 Simão Pedro perguntou a Jesus: — Senhor, para onde é que o senhor vai? Jesus respondeu: — Você não pode ir agora para onde eu vou. Um dia você poderá me seguir!

·         Uma promessa de "um dia..."

·         Uma promessa de "um lugar..."

Jo 14:3 E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também.

Uma promessa de estar com Ele, onde Ele está “...assim, nós estaremos para sempre com o Senhor..

O arrebatamento da igreja pela visão da escatologia bíblica será o maior e mais impactante acontecimento de toda história humana. Mt 24:3-3 Jesus estava sentado no monte das Oliveiras. Então os discípulos chegaram perto dele e lhe perguntaram em particular: — Conte para nós quando é que isso vai acontecer. Que sinal haverá para mostrar que chegou o tempo de o senhor voltar e de tudo acabar? Será um impacto muito maior que o ocorrido em 11de Setembro de 2001, quando dois camicases islâmicos lançaram violentamente seus aviões contra as torres do WTC, em Nova York, um terceiro contra o Pentágono em Washington e ainda um quarto aparelho onde passageiros se atracaram com terroristas caindo numa área deserta da Pensilvânia. Ao todo 2.973 pessoas mortas.

Ou quem sabe, muito maior se comparado  ao Tsunami ocorrido em 26 de Dezembro de 2004. Provocado por um violento terremoto submarino ao largo da Indonésia, no Oceano Índico com ondas de até 30 mt. Uma tragédia que deixou não menos que 220.000 mortos, a grande maioria na Indonésia, Sri Lanka, Índia e Tailândia.

Ou talvez o ocorrido em 12 de Maio de 2008 quando a província de Sichuan, no sudoeste da China é abalada por um terremoto 7,9 graus na escala Richert, com mais de 87.000 mortos e desaparecidos, sem contar com os desabrigados.

Poderiamos ainda citar tragédias como a ocorrida entre 1948 a 1952 quando a China enfrentou uma crise imensa de falta de comida. 45 milhões de chineses mortos.

Ou a Gripe Espanhola, consequência da Primeira Grande Guerra Mundial de 1918 onde militares e civis sofrem com sintomas do vírus influenza. A Gripe Espanhoa ficou assim conhecida pela enorme quantidade de vítimas naquele país e que ocorreu em dois momentos: primeiro no mês de fevereiro, apresentando-se como uma doença branda responsável por febre e mal estar passageiro. Em segunda fase a gripe tomou conta de outras partes do mundo, tornando-se mortal. Neste período estima-se que entre 20 a 40 milhões de pessoas tenham morrido ao redor do mundo.

E por falar em Primeira Guerra Mundial, não podemos nos esquecer de como uma disputa entre dois impérios (Austro-húngara e Sérvia), se estenderam até as potências europeias, alcançando finalmente o mundo inteiro. (A Segunda Grande Guerra Mundial). O saldo do conflito: A morte de oito milhões de soldados e 6,5 milhões de civis.

Existe uma palavra ucraniana correspondente a morte causada por fome: HOLODOMOR. E foi o que ocorreu naquele país entre 1932/1933. Lá o genocídio, por falta de comida, foi forçado por Joseph Stalin quando a Ucrânia não era um país independente, e fazia parte da Rússia. O número estimado de mortos chega a 12 milhões. A fome é considerada um dos piores meio de morte, e durante o Holodomor, vítimas chegaram a comer seus próprios pés.

Existe também um nome que infelizmente jamais será esquecido: Adolf Hitler. De prisioneiro a líder nacional este homem conseguiu corromper a mente de um país inteiro de modo que todos declarassem seu ódio pelos judeus. Uma guerra que teve inicio em 1939, terminando apenas em 1945 com a derrota da Alemanha e da Itália e com a queda das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, no Japão. Batalha que custou a vida de 60 milhões de pessoas.

Apesar de tantas tragédias e tantos conflitos, nunca na história do mundo houve um acontecimento com tamanho peso mundial e de tão grande importância como será o Arrebatamento da Igreja. Neste evento, todas as pessoas, no mundo, direta ou indiretamente, serão afetadas... Mt 24.4-8 Jesus respondeu: — Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu e dizendo: “Eu sou o Messias!” E enganarão muitas pessoas. Não tenham medo quando ouvirem o barulho de batalhas ou notícias de guerras. Tudo isso vai acontecer, mas ainda não será o fim. Uma nação vai guerrear contra outra, e um país atacará outro. Em vários lugares haverá falta de alimentos e tremores de terra. Essas coisas serão como as primeiras dores de parto. Tudo o que teria que acontecer  e que se relaciona diretamente ao Arrebatamento da Igreja, como sinal da aproximação deste dia, aconteceu, não faltando absolutamente nada!

Digo-vos que, naquela noite, dois estarão numa cama; um será tomado, e deixado o outro; Lc 17:34

Diante dos fatos apresentados pela escatologia bíblica e dos acontecimentos históricos, temos três perguntas que não podem ficar sem resposta:

O ARREBATAMENTO DA IGREJA...

I. O QUE SERÁ?

Biblicamente falando, o Arrebatamento da Igreja será um evento inicial de uma série de eventos que estão para acontecer e que simplesmente aguardam uma voz de comando. 1Ts 4:16 Porque haverá o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus... O arrebatamento marca o inicio do chamado "Dia de Cristo"  dia e está diretamente ligado com a Igreja. 1Co 1:8 Cristo vai conservá-los firmes até o fim para que no dia da volta do nosso Senhor Jesus Cristo vocês não tenham culpa de nada. Dada a voz de comando, dar-se-á inicio, segundo o texto de Paulo, no céu o desenrolar da mais importante profecia relacionada a Igreja e que afetará diretamente os moradores da terra. ...Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro. Então nós, os que estivermos vivos, seremos levados nas nuvens, junto com eles. No arrebatamento Jesus virá até as nuvens, seus pés não tocarão a terra. Somente os salvos tomarão conhecimento deste fato, pois serão exatamente estes que estarão diretamente ligados a ele. 1Co 15:51-53 Escutem bem este segredo: nem todos vamos morrer, mas todos nós vamos ser transformados, num instante, num abrir e fechar de olhos, quando tocar a última trombeta. Ela tocará, os mortos serão ressuscitados como seres imortais, e todos nós seremos transformados. Pois este corpo mortal precisa se vestir com o que é imortal; este corpo que vai morrer precisa se vestir com o que não pode morrer. O arrebatamento diz respeito a nós que estamos vivos, e que recebemos o Senhor Jesus como Senhor da nossa vida.  Ef 1:4-5 Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa. Por causa do seu amor por nós, Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade. O arrebatamento também diz respeito aqueles que morreram em Cristo, ou mesmo aqueles que morreram na esperança de Cristo. Eles não ficarão de fora, não serão esquecidos, pelo contrário, eles serão os primeiros participantes desta promessa maravilhosa.

Jo 5:28-29 Não fiquem admirados por causa disso, pois está chegando a hora em que todos os mortos ouvirão a voz do Filho do Homem e sairão das suas sepulturas. Aqueles que fizeram o bem vão ressuscitar e viver, e aqueles que fizeram o mal vão ressuscitar e ser condenados.

II.PARA QUEM SERÁ?

1Ts 4.16,17 ...Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro. Então nós, os que estivermos vivos, seremos levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar...

Sendo o Arrebatamento da Igreja um evento sobrenatural que alcançará dois grupos especiais de pessoas, um de vivos e outro daqueles que já morreram quem serão as pessoas que farão parte efetivamente deste evento? Paulo destaca estes dois grupos distintos de pessoas que serão diretamente relacionados ao arrebatamento.

1.    Aqueles que morreram crendo em Cristo...

Rm 6:5 Pois, se fomos unidos com ele por uma morte igual à dele, assim também seremos unidos com ele por uma ressurreição igual à dele. Todos, absolutamente todos aqueles que morreram, desde Adão até os nossos dias terão os seus corpos ressuscitados. Dn12.2 Muitos dos que já tiverem morrido viverão de novo: uns terão a vida eterna, e outros sofrerão o castigo eterno e a desgraça eterna. A posição usual bíblica teológica é que as almas dos crentes, imediatamente após a morte, ingressam no céu e entra presença de Cristo. 2Co 5:8 Estamos muito animados e gostaríamos de deixar de viver neste corpo para irmos viver com o Senhor. Estar com Cristo, significa estar nos céus. 2Co 5:1 De fato, nós sabemos que, quando for destruída esta barraca em que vivemos, que é o nosso corpo aqui na terra, Deus nos dará, para morarmos nela, uma casa no céu. Essa casa não foi feita por mãos humanas; foi Deus quem a fez, e ela durará para sempre.

2. Nós, os que estivermos vivos...

Fp 3.20-21 Mas nós somos cidadãos do céu e estamos esperando ansiosamente o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá. Ele transformará o nosso corpo fraco e mortal e fará com que fique igual ao seu próprio corpo glorioso, usando para isso o mesmo poder que ele tem para dominar todas as coisas. Em seguida a ressurreição dos mortos, nós, os vivos fiéis, seremos transformados, glorificados e arrebatados. Juntos, mortos ressuscitados, e vivos transformados se encontrarão com Jesus nas nuvens e seguiremos com Ele para o céu. Somente os fiéis, vivos ou mortos ouvirão os sonidos divinos da chamada vinda dos céus tomarão parte no arrebatamento. 1Ts 3.13 Desse modo Deus dará força ao coração de vocês, e vocês serão completamente dedicados a ele e estarão sem culpa na presença do nosso Deus e Pai, quando o nosso Senhor Jesus vier com todos os que são dele. Amém!

III. QUANDO SERÁ?

2Pe 3:10 Porém o Dia do Senhor chegará como um ladrão...

Ttemos diante de nós um acontecimento de tamanha envergadura, e a terceira pergunta que fazemos é talvez a única para a qual ainda não tenhamos uma resposta objetiva: QUANDO ACONTECERÁ O ARREBATAMENTO DA IGREJA? MT 24:36-39 Jesus continuou, dizendo: — Mas ninguém sabe nem o dia nem a hora em que tudo isso vai acontecer, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai. A vinda do Filho do Homem será como aquilo que aconteceu no tempo de Noé. Pois, antes do dilúvio, o povo comia e bebia, e os homens e as mulheres casavam, até o dia em que Noé entrou na barca. Porém não sabiam o que estava acontecendo, até que veio o dilúvio e levou todos. Assim também será a vinda do Filho do Homem. A Bíblia não nos faz saber exatamente quando o arrebatamento vai acontecer. É um mistério guardado para Deus que só se revelará no momento do acontecimento. Porém uma coisa sabemos: Vai acontecer! Mt 24:44 Por isso vocês também fiquem vigiando, pois o Filho do Homem chegará na hora em que vocês não estiverem esperando. Todas as tentativas que ao longo da história foram feitas com o objetivo de descobrir ou até mesmo marcar uma data para este acontecimento terminaram do mesmo jeito: frustração. Assim, devemos ficar com as informações que nos são cedidas pela Bíblia:

·         O dia: hoje. Hb 3:15 É isso o que as Escrituras Sagradas dizem: Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus, não sejam teimosos como foram os seus antepassados quando se revoltaram contra ele.

·         A hora: Agora. Mt 25:6 À meia-noite se ouviu este grito: “O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele!”

·         O tempo: já. Rm 13:11 Vocês precisam fazer todas essas coisas porque sabem em que tempo nós estamos vivendo; chegou a hora de vocês acordarem, pois o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer.

CONCLUSÃO: 1Ts 5:1-11 Irmãos, vocês não precisam que eu lhes escreva a respeito de quando e como essas coisas vão acontecer. Pois vocês sabem muito bem que o Dia do Senhor virá como um ladrão, na calada da noite. Quando as pessoas começarem a dizer: “Tudo está calmo e seguro”, então é que, de repente, a destruição cairá sobre elas. As pessoas não poderão escapar, pois será como uma mulher que está sentindo as dores de parto.  Mas vocês, irmãos, não estão na escuridão, e o Dia do Senhor não deverá pegá-los como um ladrão, que ataca de surpresa. Todos vocês são da luz e do dia. Nós não somos da noite nem da escuridão. Por isso não vamos ficar dormindo, como os outros, mas vamos estar acordados e em nosso perfeito juízo. Os que dormem, dormem de noite, e os que bebem é de noite que ficam bêbados. Mas nós, que somos do dia, devemos estar em nosso perfeito juízo. Nós devemos usar a fé e o amor como couraça e a nossa esperança de salvação como capacete. Deus não nos escolheu para sofrermos o castigo da sua ira, mas para nos dar a salvação por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós para podermos viver com ele, tanto se estivermos vivos como se estivermos mortos quando ele vier. Portanto, animem e ajudem uns aos outros, como vocês têm feito até agora.

Mt 25:13 E Jesus terminou, dizendo: — Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO DE ISRAEL

O ESTADO DE ISRAEL . TEXTO BÁSICO: GÊNESIS 13.6-12 6 - E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos, porque a sua fazenda era ...