segunda-feira, 25 de março de 2013

O QUE QUE É DA VIDA?


Sl 34:12-14 Vocês querem aproveitar a vida? Querem viver muito e ser felizes? Então procurem não dizer coisas más e não contem mentiras.  Afastem-se do mal e façam o bem; procurem a paz e façam tudo para alcançá-la.

Introdução: Vida, o que é a vida? Segundo uma definição básica, a vida é o tempo que decorre desde o nascimento até a morte. Os sábios costumam dizer que ela não é justa nem injusta, é apenas vida, igual para todas as pessoas. Ec 3:2 Há tempo de nascer e tempo de morrer...

I. A VIDA O QUE É?
Cantada pelos poetas e venerada como um bem precioso que não deve ser perdida, assim é a vida...
De Gonzaguinha temos a pergunta: "E a vida, a vida o que é diga lá meu irmão..."
De Roberto Carlos, a afirmação: "é preciso saber viver..."
Mais ninguém melhor que Jó, para nos dar uma referência que possa explicar toda a complexidade da vida. Jó afirma: Jó 7:7 Lembra, ó Deus, que a minha vida é apenas um sopro... Da afirmação de Jó podemos entender o que é a vida:

1. A VIDA É A PASSAGEM DE  UM TEMPO... 
Jó 12:10 A vida de todas as criaturas está na mão de Deus; é ele quem mantém todas as pessoas com vida.
A vida pode ser longa, mais pode também ser muito breve. Não temos  como  saber o tempo de sua duração. Jó 7:6 Os meus dias passam mais depressa do que a lançadeira do tecelão e vão embora sem deixar esperança.der algum sobre ela. Não temos como saber quanto tempo viveremos, nem em que tempo deixaremos de viver. O salmista até arrisca... Sl 90:10 Só vivemos uns setenta anos, e os mais fortes chegam aos oitenta, mas esses anos só trazem canseira e aflições. A vida passa logo, e nós desaparecemos.
Isto porém não é uma regra, podemos viver bem mais que isso, e com qualidade de vida.
  • Gn 23:1 Sara viveu 127 anos.
  • Gn 25:7 Abraão viveu 175 anos.
  • Gn 25:17 Ismael tinha 137 anos quando morreu...

O aniversariante, completou 59 anos, isto nos leva a soma de 708 meses,  que dá aproximadamente 21.240 dias, 509.760 horas, 30.585.600 minutos e 18.351.360.000 segundos de vida. Resumindo, ainda tem muita vida para viver, desde que não se esqueça que:

2. A VIDA É UM TEMPO ACABA... 
Sl 39:5-6 Como é curta a vida que me deste! Diante de ti, a duração da minha vida não é nada. De fato, o ser humano é apenas um sopro.  Ele anda por aí como uma sombra. Não adianta nada ele se esforçar; ajunta riquezas, mas não sabe quem vai ficar com elas.
Se perguntarmos: Quanto tempo você ainda tem de vida? Ou quanto tempo você ainda quer viver? Qual será a resposta? A resposta invariavelmente será: Nã temos como saber a resposta para a primeira pergunta, mais quanto a segunda... Não sabemos quanto tempo ainda vamos viver. Mais de uma coisa sabemos: Não vamos viver para sempre... Sl 82:7 Porém morrerão como os homens comuns morrem; a vida de vocês acabará como a de qualquer príncipe. Esta regra vale para qualquer pessoa, pobres, ricos, pessoas importantes e pessoas sem a menor importância. Baseados nesta informação dizemos que:

3. A VIDA, UM TEMPO PASSAGEIRO
Jó 33:20-22 O doente perde o apetite e não quer nem ver as comidas mais gostosas.  Ele emagrece, vai se acabando e no fim vira pele e osso.  Ele está às portas da morte; logo será levado para a sepultura.
A vida é assim, ela não tem filhos prediletos, pode ser boa para uns e ruins para outros, pode estar muito boa hoje e não ser tão boa amanhã. Dizemos que algumas pessoas "dão sorte na vida" e que outras "tiveram azar". Ecl 9:11 Eu descobri mais outra coisa neste mundo: nem sempre são os corredores mais velozes que ganham as corridas; nem sempre são os soldados mais valentes que ganham as batalhas. Notei ainda que as pessoas mais sábias nem sempre têm o que comer e que as mais inteligentes nem sempre ficam ricas. Notei também que as pessoas mais capazes nem sempre alcançam altas posições. Tudo depende da sorte e da ocasião. Mais será esta uma verdade absoluta? Ou será que na maioria das vezes a qualidade da vida dependerá muito  mais das escolhas que estamos   fizendo enquanto estamos vivendo? Ec 9:12 Pois ninguém sabe quando a hora da desgraça vai chegar. Como aves que caem, de repente, na armadilha ou como peixes apanhados na rede, nós também podemos cair na desgraça quando menos esperamos. Por isso precisamos estar "equipados" para uma possível chegada do dia mau. Muitas pessoas não se preparam e são surpreendidas na vida pelo que Salomão chama de: "a hora da desgraça", como resultado, tornam-se pessoas que:
  • Desejam a morte. Jó 7:16 Detesto a vida; não quero mais viver. Deixa-me em paz, pois a minha vida não vale nada.
  • Não se importam com a vida. Jó 9:21 Sou inocente, mas não me importo com isso; estou cansado de viver.
  • Vivem amarguradas. Jó 10:1 Estou cansado de viver. Vou me desabafar e falar da amargura que tenho no coração.
  • Vivem doentes do corpo e da alma. Sl 31:10 A tristeza acabou com as minhas forças; as lágrimas encurtam a minha vida. Estou fraco por causa das minhas aflições; até os meus ossos estão se gastando.
  •  Vivem aborrecidas. Ec 2:17 Por isso, a vida começou a não valer nada para mim; ela só me havia trazido aborrecimentos. Tudo havia sido ilusão; eu apenas havia corrido atrás do vento.
  • Vivem cheias de ressentimentos Ec 6:3 Que adianta um homem viver muitos anos e ter cem filhos se não aproveitar as coisas boas da vida e não tiver um sepultamento decente? Eu digo que uma criança que nasce morta tem mais sorte do que ele.


II. A VIDA DE DEUS PARA NÔS.
Ec 6:12 De fato, como é que podemos saber o que é melhor para nós nesta vida de ilusões, vida que passa como uma sombra? Como podemos saber o que vai acontecer na terra depois da nossa morte?
Porém inegavelmente, Deus tem expectativas bem melhores para o seu povo. Deus reservou uma vida mais abundante e mais tranquila para aqueles que confiam nele. Mt 6:25 Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Não estamos livres do dia mau, mais podemos viver uma vida abençoada. Podemos ter momentos muito agradáveis. Não temos que viver abatidos, amargurados. Ec 8:15 Por isso, estou convencido de que devemos nos divertir porque o único prazer que temos nesta vida é comer, beber e nos divertir. Podemos fazer pelo menos isso enquanto trabalhamos durante a vida que Deus nos deu neste mundo. Não temos que viver a vida inteira desejando a morte, não precisamos viver aborrecidos com tudo e com todos. Rm 12:18 No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas.
Podemos viver a vida de maneira tal que jamais desejaremos morrer...

1. A VIDA MAIS IMPORTANTE.
Mt 7:14 A porta estreita e o caminho difícil levam para a vida, e poucas pessoas encontram esse caminho.
Deus tem sim uma vida de bençãos incontáveis para nós aqui na terra. Porém muito mais importante que a vida na terra, é o que a Bíblia chama de "vida verdadeira"
  • Mt 10:39 Quem procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira...
  • Mt 16:26 O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida.

 O que será esta vida verdadeira? 1Jo 2:25 E o que o próprio Cristo prometeu dar a todos nós foi isto: a vida eterna. É a vida eterna, a vida que não está relacionada a nenhuma passagem de um tempo. Jo 6:51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre... É uma vida que começa após a morte, mais da qual a morte não tem poder algum. A vida verdadeira é a vida que só se encontra na Pessoa do Senhor Jesus, fora dele não há vida. Gl 2:20 Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim.

CONCLUSÃO:
Estamos preparados para esta vida verdadeira, ou estamos satisfeitos em viver apenas esta vida? Pv 3:2 Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso. Podemos viver muito tempo, 59 anos pode ser uma pequena cifra diante de tudo o mais que Deus porventura tenha nos reservado. Durante este tempo que temos, podemos fazer as nossas escolhas. 

  • Podemos ser como Davi: Sl 27:4,5 A Deus, o Senhor , pedi uma coisa, e o que eu quero é só isto: que ele me deixe viver na sua casa todos os dias da minha vida, para sentir, maravilhado, a sua bondade e pedir a sua orientação. Em tempos difíceis, ele me esconderá no seu abrigo. Ele me guardará no seu Templo e me colocará em segurança no alto de uma rocha.
  • Ou podemos ser como um rei chamado Jorão... 2Cr 21:18-20 Depois de tudo isso, o Senhor castigou Jeorão com uma doença intestinal incurável. Ele foi piorando cada vez mais, até que depois de dois anos os intestinos saíram do corpo dele, e Jeorão morreu, sofrendo dores terríveis. O povo não acendeu uma fogueira em honra dele, como havia feito para os seus antepassados.  Jeorão tinha trinta e dois anos de idade quando se tornou rei de Judá. Ele governou em Jerusalém oito anos. Quando morreu, ninguém sentiu falta dele; ele foi sepultado na Cidade de Davi, mas não nos túmulos dos reis.

A escolha é sempre nossa!

A TRADIÇÃO QUE RECEBEMOS.

Mandamo s -vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segu...