sábado, 23 de março de 2013

ATÉ AQUI...


1Sm 7:12 Aí Samuel pegou uma pedra, pôs entre Mispa e Sem e disse: — Até aqui o Senhor Deus nos ajudou. Por isso deu a ela o nome de Ebenézer.

Int. O contexto histórico deste fato inicia-se em 1Sm 4.1 e começa com a seguinte descrição: "Naqueles dias o povo de Israel foi lutar contra os filisteus... A narração histórica que se segue do escritor bíblico não é nada alentadora em relação "aqueles dias" que se passaram para Israel, o povo de Deus. A história que pode ser descrita como um grande drama, um drama como um dos muitos dramas vivido por nós o povo de Deus. Dramas dos quais nós, cada um de nós, somos os coadjuvantes, e como personagens destas histórias estamos sempre sendo desafiados a confiar em Deus permitindo que Ele esteja no controle da situação, ou tomamos nós mesmos a direção e buscamos soluções a nossa maneira.

O DRAMA DE ISRAEL
ATO 1 - A DISPOSIÇÃO PARA A BATALHA E A INESPERADA DERROTA.
Os israelitas, um povo acustumado com a guerra estão acampados num lugar chamado, em hb "Ebenézer" significa "Pedra de ajuda". Ebenêzer era uma aldeia da tribo de Efraim. Os filisteus, também disposto a batalha, e acamparam numa cidade chamada "Afeca" que no hb significa "fortaleza", e estava localizada ao sul de Judá. A narração seguinte da história é a seguinte: 4:2 Os filisteus se aprontaram e entraram na luta. Eles venceram os israelitas...

A DERROTA.
Israel sofre uma inesperada derrota. Diante da derrota surge a pergunta: porque o Senhor Deus deixou que os filisteus nos vencesse hoje? v. 3. Quem de nós nunca se pegou fazendo esta pergunta: "porque Deus?" Talvez a resposta esteja no fato de que ...Os filisteus se aprontaram e entraram na luta..Enquanto que os istaelitas "apenas" entraram na luta, e não atentaram para quem era o inimigo. Ef 6:12 Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão.

O SENTIMENTO.
Diante da derrota sobra sentimento de "perda", (mais ou menos 4 mil soldados mortos), é uma sensação miserável, uma dor imensa.  A dor da derrota pode ser pior que a dor de uma enfermidade. É uma dor que não se cura com remédios. Na derrota nos sentimos sozinhos, desamparados. Sl 18:41 Eles gritam pedindo socorro, mas não há ninguém para salvá-los. Chamam o Senhor Deus, mas ele não responde.

A ESCOLA.
A derrota nem sempre é para ser entendida, mais ela pode e deve servir de "escola". Precisamos aprender sempre alguma coisa com ela. Por mais dura que ela seja, ela sempre nos e sinará algo. Pv 19:25 Os orgulhosos devem ser castigados para que as pessoas simples aprendam uma lição de humildade; quem é sábio aprende quando é corrigido.
(Continua a narração)

ATO 2 - ISRAEL SE PREPARA PARA UMA NOVA BATALHA. EXTREMA CONFIANÇA NA RAZÃO ERRADA.
Ante a derrota, os israelitas resolvem reagir. A idéia é trazer a arca da aliança. A arca era símbolo da presença de Deus, e eles acreditavam que trazendo a arca para para o arraial, certamente estariam trazendo o próprio Deus para junto deles. 4:3 ...Vamos trazer de Siló para cá a arca da aliança, para que assim o Senhor esteja no meio de nós e nos salve dos nossos inimigos.

A CONFIANÇA.
Que ilusão, depositaram toda confiança na razão errada. Não era no Deus vivo que eles estavam confiando. Eles confiavam num objeto, que embora representasse a presença de Deus, não substituía a presença dEle. v.5 Quando a arca chegou, os israelitas gritaram tão alto, que a terra tremeu. Com a chegada da arca, Israel acreditava firmemente em uma vitória nesta nova batalha.

ATO 3 - OS FILISTEUS NUMA EXTREMA DEMONSTRAÇÃO DE CORAGEM, MESMO COM MEDO, ENFRENTAM ISRAEL E OS VENCEM.
4:7 os filisteus ficaram com medo e disseram: — Um deus chegou ao acampamento dos israelitas! Ai de nós! Nunca aconteceu uma coisa assim! Os filisteus diante do regozijo e da confiança dos israelitas ficaram com muito medo, achando mesmo que seriam derrotados se empreendessem uma nova batalha. Mais foram encorajados por seus comandantes a lutarem como homens... v.9 Sejam corajosos, filisteus! Lutem como homens ou seremos escravos dos hebreus, como eles já foram nossos escravos. Lutem como homens!

O RESULTADO.
O resultado foi que os filisteus venceram mais uma vez, e para Israel, restou novamente a dor amarga da derrota e o sentimento de chorar, desta vez 30 mil baixas, a perda da arca da aliança e a morte de Eli, aos 98 anos. O sentimento desta vez é... v. 21 A glória saiu de Israel.” Disse isso, falando da tomada da arca de Deus e da morte do seu sogro e do seu marido. É exatamente este sentimento que procede a derrota, como se toda a "glória" houvesse desaparecido. Sl 13:2 Até quando terei de suportar este sofrimento? Até quando o meu coração se encherá dia e noite de tristeza? Até quando os meus inimigos me vencerão? Um sentimento de angustia se mistura com uma sensação de impotência.

ATO 4 - ISRAEL FINALMENTE ENTENDE OS CAMINHOS DE DEUS.
Sl 69:29 Eu estou sofrendo, desesperado; ó Deus, levanta-me e salva-me!
A derrota as vezes acontece para nos fazer entender os caminhos que Deus tem para nós. Is 55:8-9 O Senhor Deus diz: “Os meus pensamentos não são como os seus pensamentos, e eu não ajo como vocês.  Assim como o céu está muito acima da terra, assim os meus pensamentos e as minhas ações estão muito acima dos seus.
Deus está querendo nos ensinar...

A VOLTA POR CIMA.
A glória saiu de Israel... 20 anos se passam, e tudo o que eles guardam é um sonho... 7:2 A arca da aliança ficou na cidade de Jearim bastante tempo, isto é, mais ou menos vinte anos. Durante esse tempo todos os israelitas oravam a Deus, o Senhor , pedindo ajuda. A expressão "até aqui" não indica o final de um processo, ela marca um ponto dentro do contexto total de um ciclo de acontecimentos, e está relacionada ao tempo. Não importa quanto tempo vai passar, Deus tem uma resposta para a nossa dor. Sl 30:5 A sua ira dura só um momento, mas a sua bondade é para a vida toda. O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria. Como no caso de Israel, mesmo durante todo o tempo em que a arca do Senhor esteve fora do lugar, valiam as palavras ditas por Samuel: até aqui nos ajudou o Senhor...

Na verdade o que Samuel está dizendo no calor dos acontecimentos, era que:
1.  "Ontem" Deus já os havia ajudado...
2.  "Hoje, Deus está os estava ajudando...
3.  "Amanhã" Deus continuará com a sua ajuda
A máxima para o povo de Deusnós é sempre a mesma: Hb 13:8 Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.

As vezes leva algum tempo para aprendermos, mas sempre aprendemos. Sl 119:28 É tanta a minha tristeza, que estou me acabando; dá-me forças, como prometeste. O sentimento de perda não pode sobressair a certeza de que mesmo nas hora mais difíceis, Deus está no controle da situação. Sl 38:15-16 Apesar disso, eu ponho a minha esperança em ti, ó Senhor ; tu, Senhor meu Deus, me responderás.  Não deixes que os meus inimigos se alegrem com a minha desgraça; não deixes que fiquem contentes com o meu fracasso. Quando começamos a entender, dizemos... Sl 39:7 E agora, Senhor, o que posso esperar? A minha esperança está em ti.

Agora, o que mais poderia dizer Samuel?
1Sm 7:3 Samuel disse ao povo de Israel: — Se vocês querem com todo o coração voltar a Deus, o Senhor , joguem fora todos os deuses estrangeiros e as imagens da deusa Astarote. Dediquem-se completamente ao Senhor e adorem somente a ele. E ele livrará vocês do poder dos filisteus.

QUANDO OU EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS PODEMOS  CONTAR COM A  AJUDA OU COM O AUXÍLIO DE DEUS O SENHOR EM NOSSA VIDA?
Ebenézer... Até aqui...
Podemos contar com a ação protetora de Deus vindo em nosso auxílio, em nosso socorro...

...Quando aprendermos...
I. A NÃO MAIS PERMITIMOS QUALQUER DÚVIDA QUANTO AO FATO DE QUE O SENHOR JESUS, E SOMENTE ELE É O DEUS EM QUEM TEMOS QUE DEPOSITAR TODA A NOSSA CONFIANÇA.
"...joguem fora todos os deuses estrangeiros e as imagens da deusa Astarote..."
Nossa confiança não pode está depositada em  coisas ou pessoas. Não confiamos na nossa força, nem na nossa capacide de lutar. Sl 20:7-8 Alguns confiam nos seus carros de guerra, e outros, nos seus cavalos, mas nós confiamos no poder do Senhor , nosso Deus.  Eles tropeçarão e cairão, mas nós nos levantaremos e ficaremos firmesNão combatemos com as nossas armas. A nossa confiança  esta inteiramente na força do nosso Deus. Sl  46:1-3 Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição.  Por isso, não teremos medo, ainda que a terra seja abalada, e as montanhas caiam nas profundezas do oceano.  Não teremos medo, ainda que os mares se agitem e rujam, e os montes tremam violentamente.

1Sm 7:4 Aí os israelitas jogaram fora as suas várias imagens de Baal e também as de Astarote e adoraram somente a Deus, o Senhor .

...Quando aprendermos...
II. A NÃO NOS PERMITIR A NÓS MESMOS MAIOR DEDICAÇÃO A QUEM QUER QUE SEJA QUE NÃO A PESSOA DO SENHOR JESUS
...Dediquem-se completamente ao Senhor ...
Nossa vida pertence ao Senhor Jesus. Tudo o que temos e tudo o que somos pertencem única e exclusivamente a Ele. Sem a presença do Senhor Jesus na nossa vida, nada do que fizermos terá nenhum sentido. Rm 11:36 Pois todas as coisas foram criadas por ele, e tudo existe por meio dele e para ele. Glória a Deus para sempre! Amém!

Cl 1:16-17 Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu e na terra, tanto o que se vê como o que não se vê, inclusive todos os poderes espirituais, as forças, os governos e as autoridades. Por meio dele e para ele, Deus criou todo o Universo. Antes de tudo, ele já existia, e, por estarem unidas com ele, todas as coisas são conservadas em ordem e harmonia.

1Sm 7:6 Assim todos eles se reuniram em Mispa. Tiraram água e a derramaram em oferta ao Senhor ...

...Quando aprendermos...
III. A NÃO MAIS PERMITIMOS TER EM NOSSA ADORAÇÃO QUALQUER OUTRA MOTIVAÇÃO QUE NÃO SEJA A PESSOA REAL DO SENHOR JESUS CRISTO, NOSSO SALVADOR.
...adorem somente a ele...

Sl 95:6-7 Venham, fiquemos de joelhos e adoremos o Senhor . Vamos nos ajoelhar diante do nosso Criador.  Ele é o nosso Deus; nós somos o povo que ele guia, somos o rebanho do qual ele cuida. Escutem hoje o que ele nos diz:

Dt 33:29 Povo de Israel, como você é feliz! Não há ninguém como você, o povo que o Senhor Deus salvou. Ele é o seu escudo e a sua espada, para dar proteção e vitória a você. Israel, os seus inimigos se ajoelharão pedindo misericórdia, e você tomará posse das suas terras.

1Sm 7:12 Aí Samuel pegou uma pedra, pôs entre Mispa e Sem e disse: — Até aqui o Senhor Deus nos ajudou. Por isso deu a ela o nome de Ebenézer.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...