segunda-feira, 18 de junho de 2012

UM DEUS BOM PARA UM DIA MAL



Na 1.7 - O SENHOR Deus é bom. Em tempos difíceis, ele salva o seu povo e cuida dos que procuram a sua proteção.

INTRODUÇÃO: O dia mal, ou “os tempos difíceis” chega para qualquer um de nós, independente se somos um temente servo de Deus ou se vivemos como um verdadeiro ateu. Não importa este dia via chegar. A diferença está em como enfrentar este dia e como se portar diante dos efeitos destes dias em nossa alma e corpo. A morte, a doença, o desemprego, a separação, a perda, Tudo isto se somam e avolumam ao que chamamos de dia mau, e tudo isto acontece com quase todo o mundo. Assim ao vivermos qualquer destas situações, tendemos ter um sentimento muito ruim que chamamos de “angustia” – A angustia tem pelo menos quatro significados ou reações em sua definição, que descrevem muito bem o que passamos: Angustia: Grande ansiedade ou aflição; ânsia, agonia.

I. ESTADOS OU REAÇÕES DO DIA MAU.
1. ANSIEDADE:
aflição/Estado emocional angustiante acompanhado de alterações somáticas (cardíacas, respiratórias, etc.), e em que se prevêem situações desagradáveis, reais ou não. Jó 30.27 As minhas entranhas fervem e não estão quietas; os dias da aflição me surpreendem
  • Abatimento. Pv 12.25 - A ansiedade no coração deixa o homem abatido...
  • Sentimento de Impotência: Jó 30.16 - E agora se derrama em mim a minha alma; os dias da aflição se apoderaram de mim.
  • Dores sintomáticas: Ec 2.23 - Porque todos os seus dias são dores, e a sua ocupação é aflição; até de noite não descansa o seu coração...
  • Fraqueza: Sl 88.9 - A minha vista desmaia por causa da aflição...
2. AFLIÇÃO:
Estado de profunda tristeza ou mágoa; agonia, desgosto/ Grande preocupação ou inquietação; ansiedade. Sl 18.4 Tristezas de morte me cercaram, e torrentes de impiedade me assombraram.
  • Sensação de estar sozinho: Sl 10.1 POR que estás ao longe, SENHOR? Por que te escondes nos tempos de angústia?
  • Vontade de Chorar: Sl 31.9 - Tem misericórdia de mim, ó SENHOR, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre.
3. AGONIA:
Ânsia de morte. (Agonizar: Estar moribundo, em agonia.) Lc 22.44 - E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.
  • Sentimento de morte: Sl 88.3 Porque a minha alma está cheia de angústia, e a minha vida se aproxima da sepultura. Sl 116.3 Os cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza.
  • Sentimento de que não existe saída: Jr 8.18 Oh! se eu pudesse consolar-me na minha tristeza! O meu coração desfalece...
  • Amargura Profunda: Jó 7.11 ....falarei na angústia do meu espírito; queixar-me-ei na amargura da minha alma.
IV. ÂNSIA:
Desejo ardente; anseio.
  • Companhia: Sl 143.4 Pois que o meu espírito se angustia em mim; e o meu coração em mim está desolado.
  • Socorro/ ajuda : Sl 108.12 Dá-nos auxílio para sair da angústia, porque vão é o socorro da parte do homem.
Resposta: Sl 142.2 Derramei a minha queixa perante a sua face; expus-lhe a minha angústia
Sl 60:11  Dá-nos auxílio na angústia, porque vão é o socorro do homem

II. ATITUDES PARA SOBREVIVER A ESTES ESTADOS.

1. Esconda-se em Deus.
Sl 9:9 O SENHOR será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia.
2. Anseie por Ele.
Sl 130:6 A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas pelo romper da manhã. Mais do que os guardas pelo romper da manhã Sl 143:6 A ti levanto as mãos; a minha alma anseia por ti, como terra sedenta.
3. Confie inteiramente Nele.
1Pe  5.7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
4. Tenha prazer em servir-lhe.
Sl 31.7 - Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade, pois consideraste a minha aflição; conheceste a minha alma nas angústias.
5. Tenha prazer em ouvir-lhe.
Sl 119.143 Aflição e angústia se apoderam de mim; contudo os teus mandamentos são o meu prazer Sl 119.92 Se a tua lei não fora toda a minha recreação, há muito que pereceria na minha aflição.

III. RESULTADOS:

1. Um lugar seguro.
Sl 46:1  Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
Sl 32:7  Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento. (Selá)
2. Um Crente Seguro.
Rm 8:35  Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome...
3. Uma fé segura.
Ef 6.13 ... tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.








Um comentário:

  1. MEU QUERIDO IRMÃO: OS MEUS VOTOS É QUE DEUS EM SUA INFINITA MISERICÓRDIA CONTINUE TE ABENÇOANDO E DANDO-LHE SABEDORIA PRA CONTINUAR FAZENDO ESTUDOS.

    ResponderExcluir

A ÚLTIMA SEMANA DE DANIEL

  Texto Básico: Dn 9.26,27 E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir...