terça-feira, 19 de junho de 2012

FAZENDO DE CORAÇÃO A VONTADE DE DEUS


Texto: Ef 6.6 - Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus.

Introdução: Uma das frase mais comuns em nossos dias entre crentes e descrentes é: "SE DEUS QUISER..." Porém esta frase apresenta um problema: Como saber o que Deus quer realmente? Como conhecermos a sua vontade? Vivemos numa época em que várias preocupações tem enchido a nossa mente, decisões as vezes críticas e complicadas de serem tomadas. Preocupações que muitas vezes são naturais e sadias, outras vezes podem não ser tão naturais e nem tão sádias, tão pouco benéficas. São decisões que ao serem tomas poderão influenciar toda a nossa história de vida. escolhas tais como: Namoro, Estudo, Formação Profissional, Carreira, Noivado, Casamento, Moradia, Controle de natalidade (quantos filhos?), Cirurgias, Moradia, Igreja, Ministério, etc... A pergunta que não se cala é: O que reje nossas tomadas de decisão? ou, baseados em que podemos saber se nossas decisão foram as mais acertadas? ou ainda, Como poderei eu saber qual a vontade de Deus para as minhas escolhas?

DEFININDO DO TERMO: Vontade: desejo, querer. intenção, intento, propósito. energia, ânimo, força. (Ex: Bater em alguém com vontade). capricho, desejo, extravagância. arbítrio, mando. gosto, prazer, deleite. apetite. necessidade, precisão, carência. interesse, desvelo, atenção. "resolução, decisão, desígnio" (De boa vontade: de bom grado, voluntariamente. De má vontade: de mau grado).
(ILUSTRAÇÃO)
Dani foi um rapaz que sabia o que é viver bem. Um jovem simpático, forte, bonito, ele era de uma família nobre, de bastante influência na terra. Foi educado nas melhores escolas particulares, e estava se preparando para prestar vestibular em medicina quando seu mundo desmoronou. sua terra foi invadida por um povo inimigo. Depois de dias e semanas de guerra, fuga, noites sem dormir, terror de dia e de noite, o pior aconteceu. A sua cidade caiu. Ele nunca podia esquecer dos gritos de mulheres sendo separadas de seus maridos e filhos, da morte de pais perante os olhos dos seus filhos, da fuga desesperada de milhares de pessoas tentando escapar da destruição. Naquela hora, todo o dinheiro da sua família não valia nada. Dani assistiu enquanto o inimigo saqueou a sua casa, estuprou sua mãe, matou seu pai, e levou o melhor da casa embora. E como jovem, forte de 17 anos, "o melhor" incluía ele mesmo. Dani foi levado como prisioneiro de guerra. Foi então que sua sorte mudou. Por ser jovem, forte, bonito, capaz, Dani foi um dos poucos escolhidos para ser treinado para a uma posição oficial no governo do país inimigo. Mas primeiro, teria que passar por uma série de provas, depois de três noas prestando "vestibular". Havia somente um problema: Dani teria que se tornar um do inimigo, conformando-se em tudo com eles. Envolvia uma mudança de lingua, de roupa e de costumes. Em termos gerais, isso não representava nenhum problema. Mas logo ele descobriu que também implicava em uma outra mudança - "A mudança quanto a sua fé". Dani teria que largar alguns princípios da sua religião para ser aceito e ganhar a sua posição no governo. Isso ele recusava fazer. E todos pensaram que ele era louco. Os outros cativos tentaram persuadí-lo. O homem responsável por ele fez de tudo para ele mudar de ideia. Mas Dani não voltou a trás. Chegou ao ponto de arriscar a sua própria vida  por não "dar um jeitinho" na sua fé. Ele ficou praticamente sozinho, e logo fora da janela a sua ultima esperança... Tudo porque ele se recusava conformar com atitudes e expectativas que violavam a sua fé resoluta... (RESOLUÇÃO, DECISÃO, DESÍGNIO)

O Jovem desta história: Daniel - Dn 1.8 - E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.
Moral da História: O Pré-requisito para saber a vontade de Deus para a nossa vida é não adotar os padrões do mundo, mas sim, o de Deus! - Rm 12.2 - Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.
Ef 5.15-17 Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios.  Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm. Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam.

I. ONDE BUSCAMOS A VONTADE DE DEUS?
Em nossos dias existe uma busca desenfreada pelo místico, (enigmático, incompreensível, obscuro. oculto, secreto, desconhecido) as pessoas pensam descobrir a vontade de Deus através de supostas "revelações místicas" do sobrenatural. Porém tudo o que Deus tinha para revelar ao homem quanto a sua vontade está tão perto do homem que ele custa acreditar em tais revelações. E nisto, até mesmo nós os crentes, muitas vezes erramos. Menosprezamos a nossa Bíblia! 66 livros, 1.189 capítulos, 31.173 versículos, todos inspirados por Deus para nos fazer conhecer a sua vontade: Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.   Ao invés de nos preocuparmos procurando um "sinal" de Deus para o futuro, deveríamos andar como verdadeiros "caçadores" da Sabedoria na Palavra de Deus, obedientes a sua vontade, " Já revelada" ! É um grande absurdo ignorarmos o que Deus já revelou, e imaginarmos que Ele irá nos dar informações particulares, especiais. Porque Deus faria isso? A vontade de Deus para nossas vidas não é mística, obscura ou difícil de achar. Descobre-se seguindo os padrões que Deus estabeleceu na sua PALAVRA. (Ap 1.3 - Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas...) Portanto, fazer a vontade de Deus, é algo como:
      Ser participante da natureza de Deus -  IJo 2.17 - ...aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
      Ser participante da família de Deus -  Mc 3.35 Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe.   

II. QUAIS SÃO AS VONTADES DE DEUS PARA NÓS?

1° UMA VIDA DE CONSTANTE COMUNHÃO COM ELE
(1Ts 5.16,17 - Estejam sempre alegres,orem sempre, e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus.)
      Regozijar-se sempre - Implica em independer da situação, isto é,  mesmo em dias de sofrimento, estar grato a Deus, sabendo que "Ele esta no controle da situação" - Esta condição "ninguém" pode roubar de nós" (ITs 5.18 - Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.)
      Orar sem cessar - Implica numa vida de dependência completa, numa comunhão perfeita e numa amizade sem fim (Rm 1.10 - Pedindo sempre em minhas orações que nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco. )
      Em Tuda dai graça - Atitude que é um privilégio, não merecedor de nada mas receptor de todas as bençãos celestiais em Cristo Jesus (Cl 3.15 - E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos. ) A primeira expressão da vontade de Deus para nossas vidas é que vivamos em constante comunhão com Ele, gratos por tudo que Ele tem realizado. A segunda expressão é mais específica:

2° UMA VIDA PURA MORALMENTE
(1Ts 4.3-5. O que Deus quer de vocês é isto: que sejam completamente dedicados a ele e que fiquem livres da imoralidade. Que cada um saiba viver com a sua esposa (namorado ou namorada) de um modo que agrade a Deus, com todo o respeito, e não com paixões sexuais baixas, como fazem os incrédulos, que não conhecem a Deus.)
A mentira de Satanás: "Todo mundo faz, então não faz mal" Se Satanás não consegue impedir que você vá a té Cristo, pelo menos pode tentar levar você até o mundo.
Gl 5.19-21-  Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,  Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus
As pressões do mundo para nos "conformar":
      Escola: Ficar, beber, fumar, usar roupas questionaveis etc...
      Serviço: Relaxar, mentir, furtar etc...
      Mídia: Comprar, beber, adulterar, mentir, vilentar, etc...
Cl 4.12 - Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus.
Vida Pura - ITm 4.12 - Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.
      Na maneira de falar - Ef 5.3 - Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;
      Na maneira de agir - Cl 3.5 - Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
      Nos sentimentos - 2Tm 2.22 - Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.

CONCLUSÃO:
IPe 4.2 - Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.
1Pe 2.15 -  Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos;


2 comentários:

  1. Ótimo artigo, recomendo!
    Pautado na Biblia.
    www.tanabiblia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cleidiane.
      Nosso objetivo será sempre o de andar de mãos dadas com a Palavra de Deus

      Excluir

AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL SEGUNDA PARTE

  Texto Básico: Dn 9.25,26,27 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, s...