sábado, 26 de junho de 2010

TRÊS RAZÕES PELAS QUAIS EU QUERIA SER UM QUERUBIM E TER SEIS ASAS

Texto bíblico: Is 6.2 "e em volta dele estavam serafins. Cada um deles tinha seis asas: com duas eles cobriam o rosto, com duas cobriam o corpo e com as outras duas voavam"

Introdução: Querubim: Uma das categorias de anjos, ministros da vontade divina, mas as referências deixam-nos em dúvida quanto ao seu aspecto e quanto às suas funções.
Eles são colocados ao oriente do Jardim do Éden, 'para guardar o caminho da árvore da vida. Gn 3.24 / Em cada uma das extremidades da cobertura da arca, ou propiciatório, estava um querubim de ouro, de asas estendidas. Hb 9:5/ Também se achavam tecidas figuras de querubins nas cortinas e no véu do Tabernáculo. Êx 26:1/ Estas formas angélicas achavam-se representadas com grande magnificência no templo de Salomão. Sl 80:1/ Aparecem na visão de Ezequiel a respeito da Jerusalém restaurada Ez 41.18,20./ A mais completa descrição acha-se em Ez 10.

I. EU PODERIA COBRIR O MEU ROSTO, ASSIM EU NÃO VERIA A MALDADE DO MUNDO. Hb 1:3
Maldade: Aquilo que é mau, não presta; perversidade; imoralidade; crime; PECADO, ruindade.
1. SITUAÇÃO DO MUNDO ATUAL.
Ec 3:16 “...o que a gente encontra é a maldade.”
Rm 1:29 “Estão cheios de todo tipo de perversidade

  • VIOLÊNCIA - Ez 7:11 - A violência se levantou em vara de impiedade...
  • DESONESTIDADE - Jr 9:3 - E encurvam a língua como se fosse o seu arco, para a mentira; fortalecem-se na terra, mas não para a verdade; porque avançam de malícia em malícia...
  • MALDADE E ENGANO - Jó 15:35; Sl 55:11 “...das suas praças não se apartam a opressão e o engano.”
  • DESGRAÇAS - Jó 4:8 - Segundo eu tenho visto, os que lavram iniqüidade, e semeiam mal, segam o mesmo. 
  • CRIMES - Os 7:1; Sl 55:10; Sl 64:6 - Fazem planos cheios de maldade e dizem: "Planejamos um crime perfeito.” O coração e a mente do ser humano são um mistério

2. A SITUAÇÃO DO HOMEM. 
Is 59.7 - Os seus pés correm para o mal, e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniqüidade; destruição e quebrantamento há nas suas estradas. 
Gn 6:5  - E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara...
Jó 20:12 “Para quem é mau, a maldade é doce...

  • PÉS QUE CORREM PARA O MAL. Pv 1:16; 6.18; 5.5
  • CORAÇÃO MALDOSO - Sl 73:7; 55.15 - "...á maldade nas suas habitações e no meio deles. "
  • ESCRAVOS DA IMORALIDADE. Rm 6:19 -  "...assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade..."
  • FALA PERVERSA. Sl 10:7 - A boca, ele a tem cheia de maldição, enganos e opressão; Pv 4:17 “...maldade e a violência são comida e bebida.”

II. EU COBRIRIA OS PÉS, E EVITARIA ANDAR EM LUGARES QUE DESAGRADAM O MEU DEUS E NÃO ME DESVIARIA JAMAIS DELE. 
Sl 73.2 - Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. 
DESVIAR: Mudar a direção/ Afastar do ponto onde se encontrava/ Alterar o destino ou aplicação de.
1. O PROCESSO DA QUEDA - Sl 116:8  - Porque tu livraste...os meus pés da queda. 
  • Tg 1.14,15 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. (Cobiça/ Apetite sexual excessivo/ Maus desejos)
1. ONDE ANDO?
Jó 33:11 - Põe no tronco os meus pés e observa todas as minhas veredas.

  • Sl 74:20 “...os lugares tenebrosos da terra estão cheios de moradas de crueldade” . 
  • Pv 4:26  - Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos.

2. COM QUEM ANDO?
Sl 119:101 Desviei os meus pés de todo caminho mau, para observar a tua palavra.

  • OS AMIGOS: Sl 119:63  - Eu sou amigo de todos os que te temem, de todos os que obedecem às tuas leis.
  • OS GUIAS: Pv 12:26 - Quem é direito serve de guia para o seu companheiro, porém os maus se perdem pelo caminho.

Hb 2.1 - Portanto, convém-nos atentar, com mais diligência, para as coisas que já temos ouvido...
o pecado, sendo consumado, gera a morte.”
Jó 13:27 - Também pões os meus pés em cepos, e observas todos os meus caminhos, e marcas os sinais dos meus pés

2. ENTENDIMENTOS QUE EVITAM A QUEDA:

  • DE ONDE SAÍ: Sl 40:2 - Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos;
  • DE QUE ME LIVREI: Sl 56:13 - Pois tu livraste a minha alma da morte, como também os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz dos viventes.
  • DE QUEM EU SOU: Jó 23:11 - Nas suas pisadas os meus pés se afirmaram; guardei o seu caminho e não me desviei dele.
Sl 18:33 - Faz os meus pés como os das cervas e põe-me nas minhas alturas.


RESULTADO:

  • Sl 122:2 - Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém.
  • Is 52:7 Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas...


III. EU PODERIA VOAR ASSIM EU DEIXARIA ESTE MUNDO E FICARIA MAIS PERTO DO MEU DEUS. 
Fp 1:21-23 - Pois para mim viver é Cristo, e morrer é lucro.
1. O QUE EU PENSO:

  • Jó 7:15 ... é melhor morrer do que viver neste meu corpo.
  • Sl 49:17 - Pois, quando morrer, ele não poderá levar nada; a sua riqueza não irá com ele para a sepultura.
  • Sl 30:9 - Se eu morrer, que lucrarás com isso? Será que os mortos podem te louvar? Será que eles podem anunciar que és fiel?

2. O QUE DEUS DIZ:
Jr 8:7 Até as rolas, garças e andorinhas sabem quando é tempo de voar para outras terras; as cegonhas sabem quando é tempo de voltar. Mas você, meu povo, não segue as leis que eu lhe dei.

  • EU CUIDO: Dt 32:11 Como a águia ensina os filhotes a voar e com as asas estendidas os pega quando estão caindo, assim o SENHOR Deus cuida do seu povo.
  • EU AMPARO: Sl 94:18 - Ó SENHOR Deus, quando senti que poderia morrer, o teu amor me amparou.

3. A QUE CONCLUSÃO CHEGO:
v. 22 - Mas, se eu continuar vivendo, poderei ainda fazer algum trabalho útil. Então não sei o que devo escolher.

CONCLUSÃO:

  • Fp 1.20 - O meu grande desejo e a minha esperança são de nunca falhar no meu dever, para que, sempre e agora ainda mais, eu tenha muita coragem. E assim, em tudo o que eu disser e fizer, tanto na vida como na morte, eu poderei levar outros a reconhecerem a grandeza de Cristo.
  • Sl 118:17 Não vou morrer; pelo contrário, vou viver e anunciar o que o SENHOR Deus tem feito.



(mensagem pregada na Comunidade Evangélica Mais que Vencedores)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO DE ISRAEL

O ESTADO DE ISRAEL . TEXTO BÁSICO: GÊNESIS 13.6-12 6 - E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos, porque a sua fazenda era ...