quinta-feira, 15 de agosto de 2024

DIA DOS PAIS

 Is 9.6 - Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu…


INTRODUÇÃO: Isaías 9.6 é um daqueles textos da Bíblia que sem sombra de dúvidas consegue nos conduzir a momentos sublimes de revelações importantes no que diz respeito ao nosso Senhor Jesus Cristo e sua revelação Pessoal. No entanto, hoje um daqueles domingos que costumamos chamar de “domingo especial”. Hoje comemoramos o dia dos pais e propositalmente omitimos, na leitura do texto, a parte "B" do versículo para tentar nos conduzir numa palavra que possa ser direcionada a comemoração do dia de hoje.


A princípio essa omissão pode até parecer estranha, mas se observarmos com atenção, as freses iniciais deste verso em sua simplicidade, elas parecem vir  acompanhadas de um sentido literal capaz de nos fazer refletir em relação a grandeza peculiar deste  domingo 09 de agosto de 2024.


O profeta Isaías, em poucas palavras parecer conseguir nos conduzir no tempo a um momento que destacamos como talvez um dos mais importantes que marcou todo o contexto histórico da nossa existência humana, foi alguma coisa que nos aconteceu, e posso dizer, foi no tempo mais esperado e feliz da nossa vida. 


Contudo hoje, neste domingo, diferente do que tenho feito em outros anos em que tivemos o privilégio de ser preletor nesta data tão significante, não quero me deter nos fatos históricos desta comemoração 


Hoje quero tentar me deter com um pouquinho mais de propriedade nas palavras iniciais do profeta Isaías… Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu… Palavras onde somos posicionados no que podemos chamar de capacidade ou  condicionamento divino entregue por Deus como um presente a nos “homens”  e isso foi a melhor coisa que nos aconteceu … Quando o texto diz… “um filho se nós deu” o texto está dizendo: agora nós somos Pai.


Poderíamos até moldarmos o texto de Isaías a uma mudanças um pouco mais coloquial tipo… “Um menino, ou uma menina nos nasceu.. e isto não seria  nenhuma heresia hoje, pela especialidade deste dia e em razão do sentido em que pretendemos conduzir a nossa reflexão. 


Então entendam, ficamos apenas com parte inicial de Is 6.9, porque tirada está parte do seu contexto original escriturístico, temos um veículo capaz de nos conduzir com indescritível clareza ao entendimento da grandeza deste momento especial que mudou em todos os sentidos a nossa vida fazendo de nós a partir de então, não apenas homens, mas homens especiais em todos os sentidos e significância… fez de nós, e isso posso dizer com propriedade, heróis, amigos, conselheiros, provedores, protetores, e porque não dizer, fez de nós aquela pessoa toda boba que sempre fez questão de ficar sempre pertinho e satisfazer, não importando o preço, todas as vontades daquelas “pessoinhas” que aprendermos carinhosamente a chamar de filhinhos ou filhinhas… 


E posso dizer? Adoramos fazer isso… mesmo depois quando eles ou elas já estão crescidinhos…  e no final, ficamos, como disse o texto de provérbios, todos orgulhosos quando ouvimos aquelas vozezinhas quase que cantarolando nos chamando magicamente de Papi, paí ou papai… Sl 127.3,4 “Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão do valente, assim são os filhos da mocidade.”


Dizemos isso porque antes de ser pai, todos nós somos também somos filhos e concordamos plenamente com a precisão do texto de  Pv 17.6 …os pais são o orgulho dos seus filhos.


Mas já que nos tornamos os destaques neste culto de hoje gostaríamos de entender direitinho quem é esta pessoa toda boba que todos conhecem muito bem como papai e que estamos homenageando hoje neste domingo tão especial… 


A Bíblia talvez possa nos mostrar um pouco mais das particularidade deste ser que destacamos da frase inicial do texto do profeta Isaías….  Um menino nós nasceu… um filho se nós deu


Quando nós detemos em Dt 6.7 encontrarmos agora as palavras de Moisés sendo direcionada a alguém, cuja designação parece ser de alguém  portador de algumas atitudes diretas e incisivas que podemos identificar como a ninguém menos que a figura do pai


Dt 6.6,7 - Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar



Depois de todo um direcionamento Moisés mostra a quem está falando quando na frase esclarecedora a seus filhos… direcionou quem e a quem deveria ser falado e logicamente percebemos ser uma palavra direcionada de pais para filhos. Então, baseados nas palavras de Moisés pode dizer que…


1. O PAI É ALGUÉM CUJO CORAÇÃO SE TORNOU GRANDE  O SUFICIENTE PARA CABER TODAS AS POSSIBILIDADES DE TORNÁ-LO NUM VERDADEIRO ENSINADOR

Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração

Moisés parece estar falando de um coração que parece ser bem grande, um coração infinitamente espaçoso e capaz de ser contenedor de bons ensinamentos capazes de mover e direcionar a vida de seus filhos para a direção correta que deve ser seguida. Por essa razão que o conselho bíblico para os filhos não poderia ser diferente… Ef 6.1 Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo…


Ensinar, nas palavras de Moisés significa que o pai deve passar com propriedade conteúdos importantes, significativos guardados no coração e que podem influenciar para o bem o crescimento de seus filhos. E como estamos falando com pais crentes, podemos idealizar neste coração A Palavra de Deus sempre presente e pronta para ser ensinada…


 2. O PAI É ALGUÉM CUJA  CAPACIDADE DE SER PERSISTENTE O TORNA  SUFICIENTEMENTE CAPAZ DE NUNCA DESISTIR DE ENSINAR E EDUCAR OS SEUS FILHOS …Ensine-as com persistência a seus filhos.

A persistência segundo Moisés precisa ser uma característica peculiar deste ser que chamamos de pai. O pai não desiste dos filhos aconteça o que acontecer. O pai acredita, o pai aposta, o pai confia e mesmo se todos em sua volta pensem ao contrário, o pai vai sempre continuar acreditando. Para o pai não existe o fator do tempo passado, ou tarde demais, o pai é alguém que sempre vive o agora como um hoje a espera por um amanhã que pode ser ainda melhor. Paulo conseguiu entender isto quando aconselhou os filhos…Ef 6.1-3 "Honra teu pai e tua mãe" - este é o primeiro mandamento com promessa - "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra".


3. O PAI É ALGUÉM QUE SABE SER PARA SEUS FILHOS AS MELHORES COMPANHIAS EM QUALQUER LUGAR PARA COLOCAR AS SUAS CONVERSAS EM DIA 

Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar

A casa, se já era um lugar especial se torna um lugar ainda mais especial agora. Nesta casa já não existe mais um lugar vazio, todos os cantinhos foram preenchidos ao se cumprirem as palavras do profeta Isaías “um filho se nós deu” e chegou aquela pessoinha… que carinhosamente chamamos de Telzinho, Benjamin, Alicinhas (porque aqui temos pelo menos duas), Clarinha, Sarinha, Laurinha… etc, etc e etc ..


São com essas pessoinhas que colocamos nossa conversa em dia, e precisamos ser nós as pessoas com as quais eles mais gostam de conversar. Falamos de tudo, falamos da Bíblia, falamos do culto, falamos de futebol, da novelas, dos desenhos animados, tudo na linguagem deles… sempre querendo atingir em cheio as palavras de Paulo em Ef 6.4 Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.


Seja em casa, andando em passeios ou mesmo na hora de dormir… São os pais as melhores companhias…


CONCLUSÃO.

O pai é está pessoa que tentamos descrever, talvez até tenhamos exagerados um pouquinho na descrição…  um coração imenso, persistente que só eles só, e conversadores a ponto de não dispensarem uma boa prosa… de quem poderíamos estar falando senão desta pessoa tão especial que homenageamos hoje. Alguém para ser obedecido - Cl 3.20 Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor.


Acho que tudo isto, consegue apenas descrever um pouquinho daquilo que todos nós comemoramos neste dia 08 de agosto de 2024… 

Lc 11.11-13 "Qual pai, do meio de vocês, se o filho pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir!"

Por tudo isso parabéns papais, afinal de contas, hoje é o nosso dia… PARABÉNS PARA NÓS….


O ARREBATAMENTO DA IGREJA

  DOUTRINAS BÍBLICAS Teologia sistemática Lição 19 O ARREBATAMENTO DA IGREJA TEXTO BÁSICO: 1Ts 4.13-17 13 Irmãos, não...