A VOLTA DE JESUS… "DEIXADOS PARA TRÁS"
1Ts 4:16-17 NAA Porque o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.
Int. Diferente do que talvez possa parecer para a maioria de nós aqui presente, a proposta para a mensagem de hoje não se fundamenta em direção a um estudo aprofundado de escatologia Bíblica, embora o texto, em sua essência, até seja apropriado para um direcionamento neste sentido.
Também não pretendemos fazer nenhuma apresentação ou narrativa em relação ao filme que de propósito, dá nome a mensagem que queremos desenvolver nesta noite.
Na verdade nossa proposta para hoje será a de fazer uma tentativa de visualização com um pouco mais de propriedade da intrigante narrativa bíblica apresentada pelo Apóstolo Paulo a igreja de Tessalônica. O texto talvez nos confronte com um momento na história que nenhum de nós, honestamente, gostaríamos de viver ou presenciar, mas que na verdade é um fato iminente, e a qualquer momento definitivamente vai acontecer….
Então, se pudermos, imaginemos a seguinte situação…
Um dia, ou uma noite normal como qualquer outro desses dias ou noites que continuamente estamos acostumados a vivenciar… Seria um momento… talvez um daqueles em que poderíamos estar em qualquer lugar fazendo qualquer coisa… No trabalho, na escola, faculdade, passeando, quem sabe andando pela rua, ou mesmo em casa, dormindo… ou quem sabe ainda, simplesmente assistindo televisão. Alguns de nós poderíamos até mesmo estar na igreja num culto parecido com este…
Quando de repente… alguma coisa inesperada acontece… E acontece num momento muito rápido como uma luz que se apaga e acende… um lapso de tempo que a bíblia descreve como… "um abrir e fechar de olhos"... 1 Co 15.52 num momento, num abrir e fechar de olhos, quando tocar a última trombeta. Ela tocará, os mortos serão ressuscitados como seres imortais, e todos nós seremos transformados.
Talvez tal acontecimento seja algo do qual ouvimos falar muitas vezes a seu respeito, principalmente aqui na igreja, mas na verdade não nos preocupamos ou tivemos o cuidado de dar a este assunto a devida atenção…
Mas, quando acontecer, poderá e será um acontecimento “inesperado".
Esta narrativa que estamos tentando visualizar de certa forma, será algo bem diferente de qualquer coisa que já vivemos…. Pois será num momento em que estaremos conduzindo nossa vida de forma natural como sempre vivemos e conduzimos… E será exatamente aí, neste ponto, que o inesperado acontece… nos pega de surpresa, e infelizmente trará consigo sentimentos ruins de muita dor, apreensão e medo.
O resultado é que quando dermos conta, provavelmente ficaremos sem ação… nem que seja por algum de tempo… para em seguida… com toda certeza ficarmos desesperados….
Para entendermos melhor seria bom viajarmos em nossa imaginação e tentarmos, quem sabe, ver como seria se isso viesse realmente acontecer conosco… Observemos cuidadosamente o texto... Porque o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens…
O que faríamos se de repente, assim do nada descobrimosemos que estamos sozinhos… sozinhos, mas em meio a uma multidão de pessoas que também ficaram sozinhas…. Algumas pessoas como pai, mãe, esposa, filhos… simplesmente não estão mais aqui… se foram… Desapareceram….
Mas se foram para onde? O que aconteceu, não nos avisaram, não falaram nada a respeito…
Talvez a princípio nossa reação será a de procurarmos estas pessoas, afinal, pensamos nós, elas podem estar em qualquer lugar…
Na rua, percebemos o início de uma certa confusão, ouvimos pessoas desesperadas gritando o nome de alguém… Percebemos que assim como nós, essas pessoas também perderam alguém querido e o desespero os levou a rua para uma procura… Mas não são poucos os que estão gritando, o desespero parece inevitável…
Filhos procurando por seus pais… pais a procura de alguns de seus filhos… maridos desesperados procurando suas esposas, e do mesmo jeito esposas gritando desesperadas por seus maridos….
Mas e eu? Eu ainda estou aqui… percebo isso de uma forma muito estranha e muito desalentadora…
Ligo a TV e meu desespero vai ficando ainda maior… pois descubro que é um acontecimento de nível mundial… não foi só na minha casa, nem somente na casa de meus vizinhos… o acontecimento é muito pior… atinge o mundo inteiro…. Milhões de pessoas das mas diversas nacionalidades simplesmente desapareceram….
E não há respostas, ninguém no mundo inteiro sabe ainda como ou porque isto aconteceu… as pessoas simplesmente sumiram sem deixar qualquer rastro…
E este desaparecimento aconteceu num mesmo momento no mundo inteiro, não respeitando nem mesmo as diferentes horas entre as mais diversas nações… Num mesmo momento…
Nesse momento talvez possamos lembrar de coisas que por certo algumas vezes ouvimos nos estudos “escatológico” dos quais participarmos na igreja…. Talvez o texto de Lucas 17:34-36 NAA Digo a vocês que, naquela noite, duas pessoas estarão numa cama: uma será levada, e a outra será deixada. Duas mulheres estarão juntas moendo trigo: uma será tomada, e a outra será deixada.Dois estarão no campo: um será tomado, e o outro será deixado.
Refletindo agora diante de tamanha situação embaraçosa poderemos nos lembrar que em algum momento algum ensinador ou professor na igreja falou de alguma coisa neste sentido e que só agora, para nós, parece estar começando a fazer algum sentido….
Duas pessoas na cama… talvez isso esteja falando de algum momento da noite, madrugada… Duas pessoas moendo trigo… algo relacionado ao início do dia, algo como o preparo das primeiras refeições matinais…. Duas pessoas no campo… aqui parece que é algo relacionado a algum momento de um dia já adiantado… quem sabe a parte da tarde…
A conclusão… Agora me lembro… É isso, parece que foi exatamente isso que eles disseram, e foi exatamente isso que parece que aconteceu…. Alguma coisa relacionada ao que chamamos de Fuso horário… É isso, foi assim que tudo aconteceu… e um acontecimento único, em um momento único no mundo inteiro… Mas tinha que acontecer exatamente assim?….
E agora? O que fazer? O que vai acontecer?
E talvez possamos finalmente chegar a uma conclusão triste, mas lógica… o Apocalipse está se cumprindo… Jesus voltou e alguns de nós infelizmente ficamos… aconteceu o que nós muitas vezes ouvimos na igreja que um dia aconteceria… A igreja foi arrebatada….
meu Deus… e agora? O que será de nós? O que vai acontecer agora?
Na verdade, podemos nos livrar de um dia como este … Assim, seria bom observarmos…
ALGUMAS COISAS QUE PRECISAMOS SABER SOBRE O ARREBATAMENTO DA IGREJA.
1. O ARREBATAMENTO É UM ACONTECIMENTO INEVITÁVEL“ ele vai acontecer…”
1Co 15:51-52 NAA Eis que vou lhes revelar um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Não há talvez, não há “quem sabe” o texto afirma… A trombeta soará…é nós seremos transformados…
Não sabemos quando, mas estejamos certo… o arrebatamento inevitavelmente vai acontecer.. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir. Mt 25:13
2. O ARREBATAMENTO É UM ACONTECIMENTO EXCLUSIVO DA IGREJA “Somente a igreja tomará conhecimento…”
Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Jo 14:1-3
Somente a igreja fará parte deste acontecimento, somente aqueles que entregaram suas vidas ao Senhor Jesus, e o receberam como Salvador Pessoal… O Senhor Jesus deixou bem claro esta certeza: virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
3. O ARREBATAMENTO NÃO É O FIM DE TODAS AS COISAS…“O arrebatamento e o início de um difícil tempo de cumprimento profético…”
Ap 4:1 NAA Depois destas coisas, olhei, e eis que havia uma porta aberta no céu. E a primeira voz que ouvi, que era como de trombeta ao falar comigo, disse: — Suba até aqui, e eu lhe mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas.
Isso quer dizer, que depois que acontecer o arrebatamento, haverá um tempo de acontecimentos e cumprimento de profecias bíblicas… Um tempo difícil, ou porque não dizer: um tempo extremamente difícil… Ap 13:16-17 NAA A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz com que lhes seja dada certa marca na mão direita ou na testa, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome.
Aqueles que ficarem terão de enfrentar um tempo de muita dificuldade e perseguição… Mt 24:9 NAA Vocês serão entregues para serem maltratados e eles os matarão. Vocês serão odiados por todas as nações por causa do meu nome.
CONCLUSÃO:
O arrebatamento é uma verdade, e nós, cada um de nós precisamos viver está verdade…. 1Co 15:19 NAA Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos as pessoas mais infelizes deste mundo.
Como alguém disse uma certa vez… Viva hoje como se Cristo voltasse ainda hoje…
Ts 5:23-24 NTLH Que Deus, que nos dá a paz, faça com que vocês sejam completamente dedicados a ele. E que ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que os chama é fiel e fará isso.