sábado, 18 de outubro de 2014

UM GRANDE DEUS, QUE É DIGNO DE ADORAÇÃO.


Sl 135:5 Eu sei que o Senhor é Grande; o nosso Deus está acima de todos os deuses.

"Eu sei que o Senhor é grande..."  Talvez esta expressão utilizada pelo salmista, seja pequena para exprimir com clareza toda a realidade em torno daquilo que ele desejava expressar de Pessoa de Deus em relação ao que se refere o Seu poder e seu relacionamento com o homem. A verdade é que a Bíblia em nenhum momento de todos os seus 1.189 capítulos se preocupa em poupar argumentos ou economizar adjetivos quando o assunto ou matéria se relaciona a grandiosidade da Pessoa de Deus, especialmente se estes adjetivos tiverem alguma relação com as suas atitudes em relação as criaturas. 

Na continuação do texto, o salmista exalta a Deus e reconhece a sua grandeza quando exclama: Sl 135:6 O Senhor faz o que quer, tanto no céu como na terra, tanto nos mares como nos oceanos profundos...
Deus é tão grande que qualquer lugar imaginável, é pequeno demais para suportar a grandeza da Sua presença augusta e majestosa. Sl 24:9-10 Abram bem os portões, abram os portões antigos, e entrará o Rei da glória.  Quem é esse Rei da glória? É Deus, o Senhor Todo-Poderoso; ele é o Rei da glória. 
Qualquer expressão que utilizarmos para descrever a grandeza de Deus, se constituirá apenas em mais uma tentativa inútil de descrição daquele que, pela palavra humana, é impossível de descrever..Sl 57:5 Ó Deus, mostra a tua grandeza nos céus, e que a tua glória brilhe no mundo inteiro! 
Qualquer palavra que nos dispusermos será apenas uma falha descrição da mente humana, desta forma sempre seremos vencido pelas palavras, e como o salmista mais uma vez, sem conseguir esconder toda sua admiração apenas exclamaremos: Sl 89:13 Como és poderoso! Como é grande a tua força!

O termo "grande" como adjetivo que na verdade serve apenas para indicar "grandezas" tais como tamanho, volume, intensidade ou valor de alguém ou alguma coisa. O termo serve para indicar, por exemplo algo que seja comprido como a extensão de um fio condutor de energia elétrica, e aí dizemos, " como é comprida esta fiação!". Ou ainda alguma coisa extensa e volumosa como a fluência de um rio como o São Francisco. Ficamos admirados pele sua beleza e dizemos: "Que rio magnifico, como ele é extenso e longo!" Não importa seja qual for a "grandeza", de que estivermos falando, quando chegamos na Pessoa de Deus, o termo sempre se enfraquecerá e acabará indicando uma proporção que ultrapasse todo nosso limite de entendimento humano, ou, até mesmo todo nosso conceito de normalidade. Sl 145:3 O Senhor Deus é grande e merece receber altos louvores. Quem pode compreender a sua grandeza?

O conceito do Deus que é Grande é tão "grande", que mesmo que desfolhemos cada página do Livro Sagrado, absorvendo cada uma das verdades ali contidas ou expressas, ainda assim acabaremos nos esbarrando na nossa ignorância humana e na nossa incapacidade de entender o divino. Jó 5:9 Nós não podemos entender as coisas maravilhosas que ele faz, e os seus milagres não têm fim. E por mais que busquemos entender as Escrituras, parece que vamos sempre  Deus cercado de adjetivos que para nós podem parecer extremos, mais ainda assim, pouco acrescentará tendo em vista a sua relação a sua magnitude e grandeza, e ao mesmo tempo apresenta Deus se relacionando com homens tão pequenos e tão carentes deste relacionamento divino?

PORQUE ELE É UM DEUS ACIMA DE TODO ENTENDIMENTO E DE TODAS AS GRANDEZAS DE MEDIDAS TERRENAS. Sl 135:5 Eu sei que o Senhor é grande; o nosso Deus está acima de todos os deuses.

O salmista começa o Salmo 135 fazendo um convite: Aleluia! Louvem a Deus, o Senhor , vocês que são seus servos. Em seguida nos versos 2 e 3 o salmista parece querer justificar seu convite definindo um entendimento de quem são as pessoas e em qual lugar o "louvor" deverá acontecer. O salmista menciona o templo como um "lugar" de adoração, v2 vocês que estão na casa dele, no Templo do nosso Deus!  Ele parece gostar da ideia de que a adoração exija um local apropriado para sua execução, pois, ele mostra, que neste local de adoração, sempre haverá pessoas dispostas a apresentar a Deus suas vidas em forma de adoração. Louvem o Senhor porque ele é bom; cantem louvores a ele porque é bondoso. Me parece no entanto, meio que complexo este convite. Pois o que sempre ouvimos é que não existe "um" lugar que seja adequado ou apropriado para que Deus seja adorado. Nossa premissa sempre tem sido a de Jo 4.23 Mas virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem.

Pouco nos importamos com o lugar, até que...
Descobrimos que a "casa de Deus" somos nós mesmos, e que o louvamos com o nosso coração e com nosso serviço... Nosso coração é o lugar onde Deus habita, mesmo que o texto pareça indicar um espaço físico, como no Sl 5:7 Mas, por causa do teu grande amor, eu posso entrar nos pátios da tua casa e ajoelhar com todo o respeito, voltado para o teu santo Templo. Não importa em qualquer lugar onde estiver um coração adorador, mesmo sem entender direito, sempre haverá razão de sobra para adorar ao Senhor. Deus não espera que o entendamos, Ele é Grande demais para isso.

Porem....
1. SUA GRANDEZA NÃO É FÍSICA.
Se "grandezas" se referem a tudo aquilo que pode ser medido ou contado, podemos declarar com toda a certeza que nenhuma destas grandezas humanas podem suportar a grandeza divina.Uma particularidade é que as grandezas terrenas, podem ter suas medidas aumentadas ou diminuídas. Por exemplo, o volume do som pode ser aumentado ou diminuído, a massa corporal pode ser modelada, a superfície, ou o comprimento, podem ser extendidos, a capacidade, a velocidade, e até mesmo o tempo, tudo pode mudar. Mas com Deus... Tudo isso é extremamente diferente. Sl 147:5 Deus, o Senhor nosso, é grande e poderoso; a sua sabedoria não pode ser medida. A grandeza de Deus não se relaciona nenhuma dessas coisas, pois Deus é imutável em todos os sentidos e de todas as maneiras. Rm 11:33 Como são grandes as riquezas de Deus! Como são profundos o seu conhecimento e a sua sabedoria! Quem pode explicar as suas decisões? Quem pode entender os seus planos? A Bíblia não está falando de medidas físicas ou em conotação humana de volume, comprimento ou capacidade. A Bíblia simplesmente apresenta um Deus Grande que é Grande...

2. PORQUE SEU DOMÍNIO NÃO TEM LIMITES.
Sl 47:2 Pois o Senhor , o Altíssimo, deve ser temido; ele é o grande Rei que governa o mundo inteiro.
Um Deus que em toda manifestação da história humana, sempre foi o socorro para queles que depositaram Nele a sua confiança. A decepção ou a derrota nunca foi o resultado final para aqueles que confiaram. Sl 74:12,13 Mas tu, ó Deus, tens sido o nosso Rei desde o princípio e nos salvaste muitas vezes. Com o teu grande poder... 
Um Rei Soberano e Poderoso, detentor de toda autoridade e Grandeza. Seu domínio, um domínio que se estende-se muito além das medidas de perspectivas humanas ou terrenas. Uma Grandeza que ultrapassa todas as dimensões imagináveis ou  inimagináveis chegando o topo de sua estrura até os céus dos céus. Sl 148:1-4 Aleluia! Todos os que estão nos céus, louvem o Senhor Deus nas alturas!  Louvem o Senhor , todos os seus anjos, todos os seus exércitos celestiais!  Sol e lua, louvem o Senhor ! Todas as estrelas brilhantes, louvem a Deus!  Que os mais altos céus o louvem e também as águas que estão acima do céu! 
Um Deus que tem domínio sobre todas as coisas ou pessoas, mas que está sempre disposto a atender o mais humilde e contrito corações humano que a Ele recorrer. Is 57. 15. Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos 
Seu domínio não pode ser medido por quilômetros, metros ou qualquer outra medida de distância . Ele não está preso ao tempo nem ao espaço. Ele é um Deus que vive de eternidade a eternidade, sua presença enche o mundo inteiro por isso, o mundo com toda sua extensão não pode "suportar" a Presença do Senhor Todo-Poderoso. Sl 8:9 Ó Senhor , nosso Deus, a tua grandeza é vista no mundo inteiro. 
Sua idade não se pode calcular pelos números terrenos. Jó 36:26 Ele é grande demais para que o possamos conhecer; nós não podemos calcular quantos anos já viveu. 
O tempo, a contagem do tempo e tudo mais que se relaciona a grandezas de medidas, por Ele foram criados e para Ele foram estabelecidos. Sl 74:16-17 Criaste o dia e a noite, puseste o sol, a lua e as estrelas nos seus lugares.  Marcaste os limites da terra e fizeste o verão e o inverno. Ele tem um domínio que não tem limites. Sl 147:4 Foi ele quem resolveu quantas estrelas deviam existir e chama cada uma pelo nome. Diante de tamanha Grandeza e expresso domínio, é bastante plausivo, que fiquemos exatamente como aqueles meros pescadores, admirados com o poder sobrenatural do Senhor Jesus, a ponto de que até as forças da natureza tenham que se render a Ele,só lhes resta um argumento, ou indagação de Mt 8. 27. E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?

3. PORQUE SEU AMOR É ADMIRÁVEL, E INCOMPARAVELMENTE SUPERIOR A TODA IMAGINAÇÃO HUMANA. Jo 3.16. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

O amor de Deus é imaginavelmente grande. Um amor imaginavelmente inacabável. Um amor que não se pode explicar com palavras. Sl 136:3 Deem graças ao mais poderoso de todos os senhores; o seu amor dura para sempre.

Sl 99.3. Louvem o teu nome, grande e tremendo; pois é santo.

Um amor que não pode ser medido, pois não existe grandeza que possa indicar como é o amor de Deus. O salmista até tenta exprimir algumas qualidades deste amor no Sl 103.8. Compassivo e misericordioso é o Senhor; tardio em irar-se e grande em benignidade O que o salmista está dizendo, é que o Senhor é bondoso, Sua bondade e misericórdia não tem fim. Passarão os tempos dos tempos e Sua bondade e Sua misericórdia continua infinita. Exatamente por ser bom, o salmista também diz que Deus não fica irado facilmente. Sua ira nunca ultrapassa o Seu amor. A expressão: "muito amoroso" ainda é muito pequena para descrever o Seu Grande amor. É por causa deste grande amor, que Ele não passa o tempo todo nos repreendendo, e a não fica irado para sempre. Assim como é grande a distância entre o céu e a terra, assim é grande o seu amor por aqueles que o temem. 1Jo 1.6

Assim é este Deus extremamente Grande. Seu amor ultrapassa todo entendimento humano e seu dominio não tem fim. Servir a este Deus é uma honra muito maior que nossa emoção consegue imaginar. Rm 5.8 Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.

Portanto, se dizemos que estamos unidos com Deus e ao mesmo tempo vivemos na escuridão, então estamos mentindo com palavras e ações. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.








  DIÁSPORA, OS JUDEUS SE ESPALHAM PELO MUNDO TEXTO BÁSICO: Ezequiel 22.14-22 14 - Estará firme o teu coração? Estarão fortes as tuas mãos, n...