quinta-feira, 19 de junho de 2014

ELE VAI VOLTAR

Tt 2.11,12,13.  Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,

Int. "aguardando" ou como diz a NTLH "enquanto ficamos esperando..." Eis uma coisa que ninguém gosta de fazer. Esperar. para muitos de nós, esperar é uma tarefa muito  difícil, particularmente quando esta espera torna-se longa, demorada. É muito natural que em alguns encontros previamente combinados, atrasos até aconteçam, mais não podemos negar que é extremamente incômodo ficar esperando por alguém que atrasou em seu compromisso. A primeira reação é a de ir embora e deixar o "irresponsável", na mão, até que ele dê uma boa explicação ou justificativa ao ato de sua demora. Na verdade a Igreja, vive nesta expectativa de espera, aliás, é exatamente esta expectativa que faz com que a Igreja, se mantenha fiel aos princípios bíblicos como os descrito pelo Apostolo Paulo: "abandono das paixões mundanas, para viver uma vida prudente, correta e dedicada a Deus" Não há dúvidas, a Volta do Senhor Jesus é a maior e a mais importante de todas as promessas já feita não a uma pessoa, mais a um povo inteiro. Jo 14:3 E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. A promessa que na NTLH, é descrita pelo Apostolo Paulo como "dia feliz": "O dia em que aparecerá a Glória do nosso Grande Deus e Salvador Jesus Cristo". Isto é simplesmente algo inimaginável, incompreensivo e inatingível, ultrapassando a toda razão e todo entendimento humano!  Ele mesmo, o Senhor Jesus disse: voltarei e os levarei comigo...

Apesar da toda esta expectativa mantida pela Igreja em relação a esta promessa, existem  "forças" que teimam em querer nos fazer vacilar na nossa fé, são forças malignas que procuram colocar em dúvida toda a autenticidade das promessas bíblicas, proféticas e as ditas pelo próprio Senhor Jesus: 2Pe 3:3-4 Primeiro vocês precisam saber que nos últimos dias vão aparecer homens dominados pelas suas próprias paixões. Eles vão zombar de vocês,  dizendo: “Ele prometeu vir, não foi? Onde está ele? Os nossos pais morreram, e tudo continua do mesmo jeito que era desde a criação do mundo.” Mais de 2000 anos se passaram desde que Jesus falou que voltaria. Perseguições,  mentiras, traições, falsos ensinos, e até a morte de muitos fiéis, foram apenas parte de um plano arquitetado no sentido de tentar desacreditar a promessa. Apesar de tudo isso, a igreja vem mantendo acesa esta promessa gloriosa. Perguntas e dúvidas, sempre existirão, porém ainda maior que as dúvidas e a insegurança, é a certeza que temos naquele que prometeu... Esta certeza é muito maior que toda e qualquer dúvida que em nosso coração possa existir. 2Tm 1.12. Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia. Precisamos então entender todos fatos que estão relacionados com esta promessa para podermos responder perguntas tais como:

  • Porque, passado tanto tempo, desde que a promessa foi feita, continuamos acreditando nela?
  •  Quando finalmente esta promessa se concretizará?
  • Como ou de que maneira exatamente acontecerá o desenrolar desta promessa?
Talvez estas nem sejam nossas dúvidas, talvez sejam dúvidas de pessoas que insistem em pedir a razão da nossa fé. Mais, porque não responder taus perguntas?

PORQUE, CONTINUAMOS ACREDITANDO? 2Pe 3:9 O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados.
Continuamos acreditando na promessa pois sabemos que a grande verdade a respeito da volta de Jesus, é que ela vai acontecer, isto é fato. A Bíblia, ao falar sobre o assunto, não economizou espaço, Ela cita não menos que 1845 vezes a volta do Senhor Jesus, dando com isso mais que uma citação por capítulo, visto possuir a Bíblia 1189 capítulos. Citações que nos fazem acreditar cada vez mais na veracidade da promessa.

1. OS PROFETAS FALARAM DE SUA VOLTA. 
2Pe 1:19 Assim temos mais confiança ainda na mensagem anunciada pelos profetas. Vocês fazem bem em prestar atenção nessa mensagem. Pois ela é como uma luz que brilha em lugar escuro, até que o dia amanheça e a luz da estrela da manhã brilhe no coração de vocês.

Mesmo antes de a Igreja existir, como existe hoje, Deus já havia levantado homens com o propósito de anunciar a volta do Senhor Jesus para buscar a igreja! Temos, por exemplo, uma citação de Judas, irmão de Jesus em relação a uma profecia que teria sido dada por Enoque, bem lá no princípio da criação, antes mesmo do dilúvio. Jd 1:14 Foi Enoque, da sétima geração a partir de Adão, quem há muito tempo profetizou isto a respeito deles: “Olhem! O Senhor virá com muitos milhares dos seus anjos A força da expressão utilizada por Enoque, e decrita por Judas é impressionante. A certeza de ambos pode ser vista claramente na frase: “Olhem! O Senhor virá com muitos milhares dos seus anjos. Ao longo de muitos textos das sagrada Escrituras, profecias,  visões, revelações e citações proféticas vão validando a cada vez mais a veracidade  do acontecimento. Senão, acompanhemos as palavras de alguns deles...
  • Daniel, Dn 7:13 Na mesma visão que tive naquela noite, vi um ser parecido com um homem, que vinha entre as nuvens do céu...
  • ZACARIAS. Zc 14:4 Naquele dia, ele ficará de pé no monte das Oliveiras, a leste de Jerusalém...
  • SOFONIAS. Sf 1:14-15 O grande Dia do Senhor está perto e vem chegando depressa! Será um dia terrível, em que até os soldados mais valentes gritarão de medo.  Será um dia de ira, um dia de aflição e angústia, de ruína e destruição, de escuridão e trevas; será um dia de nuvens escuras e pesadas.
Além dos profetas...

2. OS DISCÍPULOS ENFATIZARAM COM MUITA CERTEZA A VOLTA DE JESUS.
Não foram somente os profetas que falaram sobre a volta do Senhor Jesus, os discípulos, tanto aqueles que estiveram com ele, quanto aqueles que vieram depois, fizeram questão de registrar, a fé que eles mesmos possuíam, para o encorajamento dos demais irmãos. Suas convicções concernente a volta do Senhor Jesus ficaram muito claras e foram tal qual um antidoto ante o desânimo e a desistência da fé em meio a grande perseguição que se levantou contra a igreja.
  • PAULO. Fp 3:20-21 Mas nós somos cidadãos do céu e estamos esperando ansiosamente o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá.  Ele transformará o nosso corpo fraco e mortal e fará com que fique igual ao seu próprio corpo glorioso...
  • TIAGO. Tg 5:7 Por isso, irmãos, tenham     paciência até que o Senhor venha...
  • PEDRO 2Pe 1:16 Nós não estávamos contando coisas inventadas quando anunciamos a vocês a vinda poderosa do nosso Senhor Jesus Cristo...
  • JOÃO. 1Jo 2:28 Sim, meus filhinhos, continuem unidos com Cristo, para que possamos estar cheios de coragem no dia em que ele vier...

 Além das vozes humanas e terrenas, também se fizeram ouvir vozes do próprio céu proclamaram a certeza desta realidade!

3. OS ANJOS PROCLAMARAM QUE JESUS VOLTARIA.
Não somente os homens se regozijaram, os anjos também regozijaram-se e com muita ênfase, testemunharam aquilo que eles tinham como conhecimento e certeza.
At 1:10-11 Eles ainda estavam olhando firme para o céu enquanto Jesus subia, quando dois homens vestidos de branco apareceram perto deles  e disseram: Homens da Galileia, por que vocês estão aí olhando para o céu? Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir.

O que não dizer então das palavras do próprio Senhor...

4. O SENHOR JESUS POR DIVERSAS VEZES TESTEMUNHOU A RESPEITO DA SUA VOLTA.
O Mestre, ninguém melhor que Ele para falar sobre o que dele estava escrito e o que a respeito dEle os profetas falaram!  Jesus falou com ênfase de recompensas prometidas. Porém não são recompensa para esta vida. Mt 16:27 Pois o Filho do Homem virá na glória do seu Pai com os seus anjos e recompensará cada um de acordo com o que fez. 
  • Ele também falou da Sua alta  posição de Real. Mt 25:31 Jesus terminou, dizendo: Quando o Filho do Homem vier como Rei, com todos os anjos, ele se sentará no seu trono real.
 Se atentarmos para o que Ele disse, não haverá qualquer espaço para dúvidas... Jo 14:3 E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. Se não atentarmos as palavras dos profetas, temos o testemunho dos discípulos, se ainda assim permanecer alguma dúvida, temos o testemunho dos seres angelicais. Se mesmo  com todos estes testemunhos continuar alguma duvida, temos um testemunho ainda muito maior, o testemunho do Senhor Jesus. Mc 13:32 ...Mas ninguém sabe nem o dia nem a hora em que tudo isso vai acontecer, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai. A certeza é de que Jesus voltará, nossa dúvida é somente "Quando Jesus voltará?" Esta é uma pergunta para qual não é possível obter a resposta agora, visto que o próprio Senhor Jesus se recusou satisfazer esta curiosidade que também foi dos seus discípulos. Atos 1:7 Jesus respondeu: Não cabe a vocês saber a ocasião ou o dia que o Pai marcou com a sua própria autoridade.

CONCLUSÃO: 
Mc 13.32? "...ninguém sabe nem o dia nem a hora em que tudo isso vai acontecer..." 
Podemos não ter respostas a todas as indagações da fé cristã. Porem, não são todas as perguntas que precisam de respostas. Moisés, o maior legislador que já existiu, assim escreveu: Dt 29.29. As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre... Tudo o que precisávos saber em relação a volta do Senhor Jesus, Deus assim revelou nas páginas das Escrituras Sagradas. A nós, basta-nos apenas ficar, como diz Tito: Tt 2.13. aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,

Ou, como disse Pedro: 2Pe 3.12-14 aguardando, e desejando ardentemente a vinda do dia de Deus...


Mensagem pregada em 15/06/2013 na Missão Vale das Bençãos em Olavo Bilac, Duque de Caxias, RJ

  DIÁSPORA, OS JUDEUS SE ESPALHAM PELO MUNDO TEXTO BÁSICO: Ezequiel 22.14-22 14 - Estará firme o teu coração? Estarão fortes as tuas mãos, n...