domingo, 7 de julho de 2013

VIVENDO A ALEGRIA DO SENHOR


Dt 26:11 Fique alegre por causa de todas as coisas boas que o Senhor deu a você e à sua família e faça uma festa com os levitas e com os estrangeiros que moram onde você vive.

Ec 11:8 Viva alegre durante todos os anos da sua vida. Mas, mesmo que você viva muitos anos, lembre que ficará morto durante muito mais tempo. Tudo o que acontece é ilusão.

Introdução: "Fique alegre" ou "Viva alegre". O convite a alegria parece-nos ser o melhor que poderia nos ser feito, pois ninguém em perfeito juízo desejaria outra coisa para si que não seja a felicidade. Desejamos a felicidade não só para nós, mas também para aquelas pessoas que temos alguma afinidade.
3Jo 1:2 Meu querido amigo, tenho pedido a Deus que você vá bem em tudo e que esteja com boa saúde, assim como está bem espiritualmente.
Mas, o que é a alegria? Qual será a aparência da felicidade? Será que posso defini-la? Tenho como entendê-la? Ou ainda, será que é possível, mesmo vivendo num mundo tão conturbado e cheio de surpresas desagradáveis encontrar um jeitinho para ser feliz? Afinal, Salomão escreveu em Pv 12.25. As preocupações roubam a felicidade da gente... Mahatma Ghandi, líder e pacifistas indiano disse: A alegria está na luta, na tentiva, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita. Segundo o dicionário da língua portuguesa, a alegria como um estado de grande satisfação, contentamento, ou felicidade. Na Bíblia, alegria é bem mais do que isto, alegria é uma qualidade baseada na Pessoa do próprio Deus, e que de fato, derivada dele.  Sl 16:11 Tu me mostras o caminho que leva à vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre. A alegria segundo a Bíblia não pode e não deve ser confundida com uma simples emoção. O que o salmista está dizendo, é que a  vida do crente aqui na terra, é caracterizada por esta "qualidade" chamada de "alegria"  1Pe 1:8 Vocês o amam, mesmo sem o terem visto, e creem nele, mesmo que não o estejam vendo agora. Assim vocês se alegram com uma alegria tão grande e gloriosa, que as palavras não podem descrever. Se de fato, as palavras não conseguem descrever a alegria, como respondermos a pergunta inicial: O QUE É A ALEGRIA?

I. ALEGRIA É UM ESTADO.
Pv 17:22 A alegria faz bem à saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos.
A definição do dicionário da língua portuguesa, nos diz que alegria é um "estado". Ou seja, uma disposição emocional em que nos encontramos. Pv 12:25 As preocupações roubam a felicidade da gente, mas as palavras amáveis nos alegram.  Se estou preocupado com situações adversas que estou atravessando, terei dificuldade de demonstrar um aspecto feliz ou tranquilo. Se por outro lado, recebo uma palavra de conforto, de estímulo ou uma ajuda, poderei apresentar uma mudança de humor e, mesmo que temporariamente, me alegrar em determinado momento do dia.
Pv 15:30 Um olhar amigo alegra o coração; uma boa notícia faz a gente sentir-se bem. Em suma, o dicionário conceitua alegria como:

1. MODO DE SER OU ESTAR DE UMA PESSOA.
Sl 16:9 Por isso o meu coração está feliz e alegre, e eu, um ser mortal, me sinto bem seguro. "Modo de ser" é a maneira como certas qualidades ou propriedades se manifestam em uma determinada pessoa. Se uma pessoa se apresenta sempre sorridente, dizemos que esta pessoa é feliz, se por outro lado, temos alguém que todos os dias está com o semblante para baixo, o olhar caído, dizemos que esta pessoa é triste. Neste caso não dizemos que a pessoa "está" triste ou "está" alegre, dizemos que a pessoa "é" triste ou "é" alegre. O "Modo de estar" é a maneira como uma pessoa se encontra em determinado período da sua vida. Como dissemos, uma pessoa pode sofrer mudanças em seu humor de um momento para o outro. Jó 9:27 Posso tentar esquecer as minhas queixas, posso deixar o meu ar triste e voltar a ser alegre. Pode acontecer de começarmos o dia de forma bem positiva, acordarmos alegres e bem dispostos, mas, em certa hora do dia, recebermos uma notícia, ou acontecer algo que acabe com nossa alegria. Neste caso não dizemos que a pessoa "é" alegre ou triste, mas dizemos que a pessoa "está" alegre ou triste.
Sl 30:5 A sua ira dura só um momento, mas a sua bondade é para a vida toda. O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria.
Seguindo este conceito, sempre deverá existir alguma razão que me faça manifestar este "estado" de alegria, ou um estado de tristeza.
Nunca estarei sempre alegre, também nunca estarei sempre triste. É uma questão circunstancial. Quando consigo preservar por mais tempo a sensação produzida pelas circunstâncias boas, sou identificado como uma pessoa alegre. Razão, talvez para o salmista tenha começado sua fala com um "Por isso..." Salomão diz em Ec 3:4 Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar. Pois de fato que ninguém conseguirá manter este "estado" de alegria o tempo todo. Sempre iremos depender de um fato novo que nos seja favorável, para nos movermos a este "estado" de contentamento e felicidade
Festas: Ec 10:19 As festas ajudam a gente a se divertir, e o vinho ajuda a gente a se alegrar; mas sem dinheiro não se pode ter nem uma coisa nem outra.
Para os "festeiros"
Comida: Ec 9:7 Portanto, vá em frente. Coma com prazer a sua comida e beba alegremente o seu vinho, pois Deus já aceitou com prazer o que você faz.
Para os "gulôes" ou para quem aprecia uma boa culinária!
Vida Conjugal. Pv 5:18 Portanto, alegre-se com a sua mulher, seja feliz com a moça com quem você casou.
Para os casados
Ou simplesmente um convite para irmos a um lugar que gostamos de ir.
Sl 122:1 Fiquei alegre quando me disseram: “Vamos à casa de Deus, o Senhor .”
Motivos temos de sobra pois são muitas as coisas que podem trazer contentamento e despertar este estado de felicidade. Embora não para sempre.
Em resumo, segundo esta definição, ALEGRIA SERIA SEMPRE UMA CONDIÇÃO FÍSICA OU PSICOLÓGICA DE UMA PESSOA. Nunca uma condição eterna. A alegria ou a tristeza estaria de certa forma intrinsecamente ligada a uma ação ou reação do corpo e da alma a uma circunstância favorável ou desfavorável. Pv 15:13 A alegria embeleza o rosto, mas a tristeza deixa a pessoa abatida.

II. ALEGRIA É UMA QUALIDADE
Se por um lado, o dicionário da língua portuguesa nos apresenta a alegria como um estado de dependência circunstancial,  A Bíblia nos apresenta um conceito mais amplo e mais elevado, definindo a alegria como uma "qualidade". Mas não apenas isto, a Bíblia fala da alegria como uma qualidade baseada na Pessoa do próprio Deus.  Rm 5:2 Foi Cristo quem nos deu, por meio da nossa fé, esta vida na graça de Deus. E agora continuamos firmes nessa graça e nos alegramos na esperança de participar da glória de Deus. O conceito de alegria segundo Deus é muito diferente do conceito segundo o mundo. No conceito de Deus a alegria é:

1. UM ATRIBUTO INERENTE AO CRENTE
Gl 5:22 Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade...
Atributo pode ser entendido como uma condição natural de uma pessoa que a distingue ou a torna diferente das demais. Uma característica inerente a um ser podendo ser também entendida como uma qualidade positiva, uma virtude ou mérito. Quando recebemos o Senhor Jesus Cristo como nosso Salvador Pessoal, experimentamos uma mudança radical em todos os aspectos da nossa vida. Inclusive no nosso humor.  Sl 30:11 Tu mudaste o meu choro em dança alegre, afastaste de mim a tristeza e me cercaste de alegria. É uma mudança que não acontece como resultado de um esforço nosso, mas acontece em razão de uma ação sobrenatural do Espírito Santo em nós e independe completamente das circunstâncias ao nosso redor. Sl 4:7 Mas a felicidade que pões no meu coração é muito maior do que a daqueles que têm comida com fartura. É algo quase que inexplicável inatendível. Não somos felizes pelo que temos nem pelas circunstâncias ou acontecimentos, somos felizes pela ação do Espírito Santo em nossa vida. A alegria é resultado direto do nosso encontro com Deus. Sl 92:10 Tu me tens tornado forte como um touro selvagem e me tens abençoado com a felicidade. Circunstâncias não podem mudar nossas qualidades, pois, como Paulo, aprendemos a viver satisfeito com nossa porção diária. Fp 4:11-13 Não estou dizendo isso por me sentir abandonado pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação. “Aprendi o segredo”, diz Paulo. O segredo de que a alegria é:

2. UMA APTIDÃO OU CAPACIDADE.
João Guimarães Rosa disse: Deus no dá pessoas e coisas, para aprendermos a alegria... Depois, retoma coisas e pessoas para ver ser já somos capazes da alegria sozinhos... Essa é a alegria que Ele quer!
Aptidão é uma disposição inata, que por desenvolvimento natural, pelo exercício ou pela educação se torna uma capacidade ou vocação.
Pv 15:15 Todos os dias são difíceis para os que estão aflitos, mas a vida é sempre agradável para as pessoas que têm coração alegre. Diante daquilo que Deus, na Pessoa do Senhor Jesus Cristo efetua em nossa vida, Ele nos ensina a tornamos-nos aptos ou capazes de vivermos alegres em qualquer situação.
Rm 5:11 E não somente isso, mas também nós nos alegramos por causa daquilo que Deus fez por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, que agora nos tornou amigos de Deus. O mundo pode não nos oferecer opções de escolha. Pode até mesmo, pelas suas mazelas, tentar nos atingir. Rm 5:3 E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência... A certeza de que Deus em nenhum momento nos deixa sozinho nos capacita a viver a alegria de sermos participantes do seu Reino. Cl 1:12 E agradeçam, com alegria, ao Pai, que os tornou capazes de participar daquilo que ele guardou no Reino da luz para o seu povo. Alegria, que não é apenas um sentimento ou um estado, mas um modo de vida, um dom que recebemos de Deus. Dt 12.22 Na presença do Senhor , nosso Deus, todos se alegrarão: vocês, os seus filhos e as suas filhas... O mundo jamais conseguirá entender isto. É um privilégio somente daqueles que buscam ao Senhor
Sl 5:11 Mas os que buscam abrigo em ti ficarão contentes e sempre cantarão de alegria porque tu os defendes. Os que te amam encontram a felicidade em ti. É uma alegria que as palavras não conseguem mesmo descrever porque anda na contramão de todas expectativas mundanas Sl 119:14 Fico mais alegre em seguir os teus mandamentos do que em ser muito rico.

CONCLUSÃO:
Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. Js 24.15

 Este lugar é um lugar de alegria. Talvez nunca conseguiremos entender bem este negócio, mas, mesmo assim, podemos viver intensamente a alegria que Cristo nos dá, nossa família pode e deve ser a família mais feliz desta terra, tudo dependerá das escolhas que faremos. Escolho ser alegre apenas em alguns momentos desta vida, ou escolho viver a alegria como uma qualidade inerente a minha alma? Escolho viver alegre dependendo das circunstâncias para reger o meu humor, ou entrego a minha vida inteiramente nas mãos do meu Senhor Jesus e permito que Ele transforme toda a mina vida e seja o hóspede sempre presente na minha casa. Rm 14:17 Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá.
MENSAGEM PREGADA DIA 14/07/2013
Igreja Batista Nacional Vale das Bençãos em Bacaxá - Saquarema

  DIÁSPORA, OS JUDEUS SE ESPALHAM PELO MUNDO TEXTO BÁSICO: Ezequiel 22.14-22 14 - Estará firme o teu coração? Estarão fortes as tuas mãos, n...