segunda-feira, 25 de março de 2013

O QUE QUE É DA VIDA?


Sl 34:12-14 Vocês querem aproveitar a vida? Querem viver muito e ser felizes? Então procurem não dizer coisas más e não contem mentiras.  Afastem-se do mal e façam o bem; procurem a paz e façam tudo para alcançá-la.

Introdução: Vida, o que é a vida? Segundo uma definição básica, a vida é o tempo que decorre desde o nascimento até a morte. Os sábios costumam dizer que ela não é justa nem injusta, é apenas vida, igual para todas as pessoas. Ec 3:2 Há tempo de nascer e tempo de morrer...

I. A VIDA O QUE É?
Cantada pelos poetas e venerada como um bem precioso que não deve ser perdida, assim é a vida...
De Gonzaguinha temos a pergunta: "E a vida, a vida o que é diga lá meu irmão..."
De Roberto Carlos, a afirmação: "é preciso saber viver..."
Mais ninguém melhor que Jó, para nos dar uma referência que possa explicar toda a complexidade da vida. Jó afirma: Jó 7:7 Lembra, ó Deus, que a minha vida é apenas um sopro... Da afirmação de Jó podemos entender o que é a vida:

1. A VIDA É A PASSAGEM DE  UM TEMPO... 
Jó 12:10 A vida de todas as criaturas está na mão de Deus; é ele quem mantém todas as pessoas com vida.
A vida pode ser longa, mais pode também ser muito breve. Não temos  como  saber o tempo de sua duração. Jó 7:6 Os meus dias passam mais depressa do que a lançadeira do tecelão e vão embora sem deixar esperança.der algum sobre ela. Não temos como saber quanto tempo viveremos, nem em que tempo deixaremos de viver. O salmista até arrisca... Sl 90:10 Só vivemos uns setenta anos, e os mais fortes chegam aos oitenta, mas esses anos só trazem canseira e aflições. A vida passa logo, e nós desaparecemos.
Isto porém não é uma regra, podemos viver bem mais que isso, e com qualidade de vida.
  • Gn 23:1 Sara viveu 127 anos.
  • Gn 25:7 Abraão viveu 175 anos.
  • Gn 25:17 Ismael tinha 137 anos quando morreu...

O aniversariante, completou 59 anos, isto nos leva a soma de 708 meses,  que dá aproximadamente 21.240 dias, 509.760 horas, 30.585.600 minutos e 18.351.360.000 segundos de vida. Resumindo, ainda tem muita vida para viver, desde que não se esqueça que:

2. A VIDA É UM TEMPO ACABA... 
Sl 39:5-6 Como é curta a vida que me deste! Diante de ti, a duração da minha vida não é nada. De fato, o ser humano é apenas um sopro.  Ele anda por aí como uma sombra. Não adianta nada ele se esforçar; ajunta riquezas, mas não sabe quem vai ficar com elas.
Se perguntarmos: Quanto tempo você ainda tem de vida? Ou quanto tempo você ainda quer viver? Qual será a resposta? A resposta invariavelmente será: Nã temos como saber a resposta para a primeira pergunta, mais quanto a segunda... Não sabemos quanto tempo ainda vamos viver. Mais de uma coisa sabemos: Não vamos viver para sempre... Sl 82:7 Porém morrerão como os homens comuns morrem; a vida de vocês acabará como a de qualquer príncipe. Esta regra vale para qualquer pessoa, pobres, ricos, pessoas importantes e pessoas sem a menor importância. Baseados nesta informação dizemos que:

3. A VIDA, UM TEMPO PASSAGEIRO
Jó 33:20-22 O doente perde o apetite e não quer nem ver as comidas mais gostosas.  Ele emagrece, vai se acabando e no fim vira pele e osso.  Ele está às portas da morte; logo será levado para a sepultura.
A vida é assim, ela não tem filhos prediletos, pode ser boa para uns e ruins para outros, pode estar muito boa hoje e não ser tão boa amanhã. Dizemos que algumas pessoas "dão sorte na vida" e que outras "tiveram azar". Ecl 9:11 Eu descobri mais outra coisa neste mundo: nem sempre são os corredores mais velozes que ganham as corridas; nem sempre são os soldados mais valentes que ganham as batalhas. Notei ainda que as pessoas mais sábias nem sempre têm o que comer e que as mais inteligentes nem sempre ficam ricas. Notei também que as pessoas mais capazes nem sempre alcançam altas posições. Tudo depende da sorte e da ocasião. Mais será esta uma verdade absoluta? Ou será que na maioria das vezes a qualidade da vida dependerá muito  mais das escolhas que estamos   fizendo enquanto estamos vivendo? Ec 9:12 Pois ninguém sabe quando a hora da desgraça vai chegar. Como aves que caem, de repente, na armadilha ou como peixes apanhados na rede, nós também podemos cair na desgraça quando menos esperamos. Por isso precisamos estar "equipados" para uma possível chegada do dia mau. Muitas pessoas não se preparam e são surpreendidas na vida pelo que Salomão chama de: "a hora da desgraça", como resultado, tornam-se pessoas que:
  • Desejam a morte. Jó 7:16 Detesto a vida; não quero mais viver. Deixa-me em paz, pois a minha vida não vale nada.
  • Não se importam com a vida. Jó 9:21 Sou inocente, mas não me importo com isso; estou cansado de viver.
  • Vivem amarguradas. Jó 10:1 Estou cansado de viver. Vou me desabafar e falar da amargura que tenho no coração.
  • Vivem doentes do corpo e da alma. Sl 31:10 A tristeza acabou com as minhas forças; as lágrimas encurtam a minha vida. Estou fraco por causa das minhas aflições; até os meus ossos estão se gastando.
  •  Vivem aborrecidas. Ec 2:17 Por isso, a vida começou a não valer nada para mim; ela só me havia trazido aborrecimentos. Tudo havia sido ilusão; eu apenas havia corrido atrás do vento.
  • Vivem cheias de ressentimentos Ec 6:3 Que adianta um homem viver muitos anos e ter cem filhos se não aproveitar as coisas boas da vida e não tiver um sepultamento decente? Eu digo que uma criança que nasce morta tem mais sorte do que ele.


II. A VIDA DE DEUS PARA NÔS.
Ec 6:12 De fato, como é que podemos saber o que é melhor para nós nesta vida de ilusões, vida que passa como uma sombra? Como podemos saber o que vai acontecer na terra depois da nossa morte?
Porém inegavelmente, Deus tem expectativas bem melhores para o seu povo. Deus reservou uma vida mais abundante e mais tranquila para aqueles que confiam nele. Mt 6:25 Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Não estamos livres do dia mau, mais podemos viver uma vida abençoada. Podemos ter momentos muito agradáveis. Não temos que viver abatidos, amargurados. Ec 8:15 Por isso, estou convencido de que devemos nos divertir porque o único prazer que temos nesta vida é comer, beber e nos divertir. Podemos fazer pelo menos isso enquanto trabalhamos durante a vida que Deus nos deu neste mundo. Não temos que viver a vida inteira desejando a morte, não precisamos viver aborrecidos com tudo e com todos. Rm 12:18 No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas.
Podemos viver a vida de maneira tal que jamais desejaremos morrer...

1. A VIDA MAIS IMPORTANTE.
Mt 7:14 A porta estreita e o caminho difícil levam para a vida, e poucas pessoas encontram esse caminho.
Deus tem sim uma vida de bençãos incontáveis para nós aqui na terra. Porém muito mais importante que a vida na terra, é o que a Bíblia chama de "vida verdadeira"
  • Mt 10:39 Quem procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira...
  • Mt 16:26 O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida.

 O que será esta vida verdadeira? 1Jo 2:25 E o que o próprio Cristo prometeu dar a todos nós foi isto: a vida eterna. É a vida eterna, a vida que não está relacionada a nenhuma passagem de um tempo. Jo 6:51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre... É uma vida que começa após a morte, mais da qual a morte não tem poder algum. A vida verdadeira é a vida que só se encontra na Pessoa do Senhor Jesus, fora dele não há vida. Gl 2:20 Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim.

CONCLUSÃO:
Estamos preparados para esta vida verdadeira, ou estamos satisfeitos em viver apenas esta vida? Pv 3:2 Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso. Podemos viver muito tempo, 59 anos pode ser uma pequena cifra diante de tudo o mais que Deus porventura tenha nos reservado. Durante este tempo que temos, podemos fazer as nossas escolhas. 

  • Podemos ser como Davi: Sl 27:4,5 A Deus, o Senhor , pedi uma coisa, e o que eu quero é só isto: que ele me deixe viver na sua casa todos os dias da minha vida, para sentir, maravilhado, a sua bondade e pedir a sua orientação. Em tempos difíceis, ele me esconderá no seu abrigo. Ele me guardará no seu Templo e me colocará em segurança no alto de uma rocha.
  • Ou podemos ser como um rei chamado Jorão... 2Cr 21:18-20 Depois de tudo isso, o Senhor castigou Jeorão com uma doença intestinal incurável. Ele foi piorando cada vez mais, até que depois de dois anos os intestinos saíram do corpo dele, e Jeorão morreu, sofrendo dores terríveis. O povo não acendeu uma fogueira em honra dele, como havia feito para os seus antepassados.  Jeorão tinha trinta e dois anos de idade quando se tornou rei de Judá. Ele governou em Jerusalém oito anos. Quando morreu, ninguém sentiu falta dele; ele foi sepultado na Cidade de Davi, mas não nos túmulos dos reis.

A escolha é sempre nossa!

sábado, 23 de março de 2013

ATÉ AQUI...


1Sm 7:12 Aí Samuel pegou uma pedra, pôs entre Mispa e Sem e disse: — Até aqui o Senhor Deus nos ajudou. Por isso deu a ela o nome de Ebenézer.

Int. O contexto histórico deste fato inicia-se em 1Sm 4.1 e começa com a seguinte descrição: "Naqueles dias o povo de Israel foi lutar contra os filisteus... A narração histórica que se segue do escritor bíblico não é nada alentadora em relação "aqueles dias" que se passaram para Israel, o povo de Deus. A história que pode ser descrita como um grande drama, um drama como um dos muitos dramas vivido por nós o povo de Deus. Dramas dos quais nós, cada um de nós, somos os coadjuvantes, e como personagens destas histórias estamos sempre sendo desafiados a confiar em Deus permitindo que Ele esteja no controle da situação, ou tomamos nós mesmos a direção e buscamos soluções a nossa maneira.

O DRAMA DE ISRAEL
ATO 1 - A DISPOSIÇÃO PARA A BATALHA E A INESPERADA DERROTA.
Os israelitas, um povo acustumado com a guerra estão acampados num lugar chamado, em hb "Ebenézer" significa "Pedra de ajuda". Ebenêzer era uma aldeia da tribo de Efraim. Os filisteus, também disposto a batalha, e acamparam numa cidade chamada "Afeca" que no hb significa "fortaleza", e estava localizada ao sul de Judá. A narração seguinte da história é a seguinte: 4:2 Os filisteus se aprontaram e entraram na luta. Eles venceram os israelitas...

A DERROTA.
Israel sofre uma inesperada derrota. Diante da derrota surge a pergunta: porque o Senhor Deus deixou que os filisteus nos vencesse hoje? v. 3. Quem de nós nunca se pegou fazendo esta pergunta: "porque Deus?" Talvez a resposta esteja no fato de que ...Os filisteus se aprontaram e entraram na luta..Enquanto que os istaelitas "apenas" entraram na luta, e não atentaram para quem era o inimigo. Ef 6:12 Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão.

O SENTIMENTO.
Diante da derrota sobra sentimento de "perda", (mais ou menos 4 mil soldados mortos), é uma sensação miserável, uma dor imensa.  A dor da derrota pode ser pior que a dor de uma enfermidade. É uma dor que não se cura com remédios. Na derrota nos sentimos sozinhos, desamparados. Sl 18:41 Eles gritam pedindo socorro, mas não há ninguém para salvá-los. Chamam o Senhor Deus, mas ele não responde.

A ESCOLA.
A derrota nem sempre é para ser entendida, mais ela pode e deve servir de "escola". Precisamos aprender sempre alguma coisa com ela. Por mais dura que ela seja, ela sempre nos e sinará algo. Pv 19:25 Os orgulhosos devem ser castigados para que as pessoas simples aprendam uma lição de humildade; quem é sábio aprende quando é corrigido.
(Continua a narração)

ATO 2 - ISRAEL SE PREPARA PARA UMA NOVA BATALHA. EXTREMA CONFIANÇA NA RAZÃO ERRADA.
Ante a derrota, os israelitas resolvem reagir. A idéia é trazer a arca da aliança. A arca era símbolo da presença de Deus, e eles acreditavam que trazendo a arca para para o arraial, certamente estariam trazendo o próprio Deus para junto deles. 4:3 ...Vamos trazer de Siló para cá a arca da aliança, para que assim o Senhor esteja no meio de nós e nos salve dos nossos inimigos.

A CONFIANÇA.
Que ilusão, depositaram toda confiança na razão errada. Não era no Deus vivo que eles estavam confiando. Eles confiavam num objeto, que embora representasse a presença de Deus, não substituía a presença dEle. v.5 Quando a arca chegou, os israelitas gritaram tão alto, que a terra tremeu. Com a chegada da arca, Israel acreditava firmemente em uma vitória nesta nova batalha.

ATO 3 - OS FILISTEUS NUMA EXTREMA DEMONSTRAÇÃO DE CORAGEM, MESMO COM MEDO, ENFRENTAM ISRAEL E OS VENCEM.
4:7 os filisteus ficaram com medo e disseram: — Um deus chegou ao acampamento dos israelitas! Ai de nós! Nunca aconteceu uma coisa assim! Os filisteus diante do regozijo e da confiança dos israelitas ficaram com muito medo, achando mesmo que seriam derrotados se empreendessem uma nova batalha. Mais foram encorajados por seus comandantes a lutarem como homens... v.9 Sejam corajosos, filisteus! Lutem como homens ou seremos escravos dos hebreus, como eles já foram nossos escravos. Lutem como homens!

O RESULTADO.
O resultado foi que os filisteus venceram mais uma vez, e para Israel, restou novamente a dor amarga da derrota e o sentimento de chorar, desta vez 30 mil baixas, a perda da arca da aliança e a morte de Eli, aos 98 anos. O sentimento desta vez é... v. 21 A glória saiu de Israel.” Disse isso, falando da tomada da arca de Deus e da morte do seu sogro e do seu marido. É exatamente este sentimento que procede a derrota, como se toda a "glória" houvesse desaparecido. Sl 13:2 Até quando terei de suportar este sofrimento? Até quando o meu coração se encherá dia e noite de tristeza? Até quando os meus inimigos me vencerão? Um sentimento de angustia se mistura com uma sensação de impotência.

ATO 4 - ISRAEL FINALMENTE ENTENDE OS CAMINHOS DE DEUS.
Sl 69:29 Eu estou sofrendo, desesperado; ó Deus, levanta-me e salva-me!
A derrota as vezes acontece para nos fazer entender os caminhos que Deus tem para nós. Is 55:8-9 O Senhor Deus diz: “Os meus pensamentos não são como os seus pensamentos, e eu não ajo como vocês.  Assim como o céu está muito acima da terra, assim os meus pensamentos e as minhas ações estão muito acima dos seus.
Deus está querendo nos ensinar...

A VOLTA POR CIMA.
A glória saiu de Israel... 20 anos se passam, e tudo o que eles guardam é um sonho... 7:2 A arca da aliança ficou na cidade de Jearim bastante tempo, isto é, mais ou menos vinte anos. Durante esse tempo todos os israelitas oravam a Deus, o Senhor , pedindo ajuda. A expressão "até aqui" não indica o final de um processo, ela marca um ponto dentro do contexto total de um ciclo de acontecimentos, e está relacionada ao tempo. Não importa quanto tempo vai passar, Deus tem uma resposta para a nossa dor. Sl 30:5 A sua ira dura só um momento, mas a sua bondade é para a vida toda. O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria. Como no caso de Israel, mesmo durante todo o tempo em que a arca do Senhor esteve fora do lugar, valiam as palavras ditas por Samuel: até aqui nos ajudou o Senhor...

Na verdade o que Samuel está dizendo no calor dos acontecimentos, era que:
1.  "Ontem" Deus já os havia ajudado...
2.  "Hoje, Deus está os estava ajudando...
3.  "Amanhã" Deus continuará com a sua ajuda
A máxima para o povo de Deusnós é sempre a mesma: Hb 13:8 Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.

As vezes leva algum tempo para aprendermos, mas sempre aprendemos. Sl 119:28 É tanta a minha tristeza, que estou me acabando; dá-me forças, como prometeste. O sentimento de perda não pode sobressair a certeza de que mesmo nas hora mais difíceis, Deus está no controle da situação. Sl 38:15-16 Apesar disso, eu ponho a minha esperança em ti, ó Senhor ; tu, Senhor meu Deus, me responderás.  Não deixes que os meus inimigos se alegrem com a minha desgraça; não deixes que fiquem contentes com o meu fracasso. Quando começamos a entender, dizemos... Sl 39:7 E agora, Senhor, o que posso esperar? A minha esperança está em ti.

Agora, o que mais poderia dizer Samuel?
1Sm 7:3 Samuel disse ao povo de Israel: — Se vocês querem com todo o coração voltar a Deus, o Senhor , joguem fora todos os deuses estrangeiros e as imagens da deusa Astarote. Dediquem-se completamente ao Senhor e adorem somente a ele. E ele livrará vocês do poder dos filisteus.

QUANDO OU EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS PODEMOS  CONTAR COM A  AJUDA OU COM O AUXÍLIO DE DEUS O SENHOR EM NOSSA VIDA?
Ebenézer... Até aqui...
Podemos contar com a ação protetora de Deus vindo em nosso auxílio, em nosso socorro...

...Quando aprendermos...
I. A NÃO MAIS PERMITIMOS QUALQUER DÚVIDA QUANTO AO FATO DE QUE O SENHOR JESUS, E SOMENTE ELE É O DEUS EM QUEM TEMOS QUE DEPOSITAR TODA A NOSSA CONFIANÇA.
"...joguem fora todos os deuses estrangeiros e as imagens da deusa Astarote..."
Nossa confiança não pode está depositada em  coisas ou pessoas. Não confiamos na nossa força, nem na nossa capacide de lutar. Sl 20:7-8 Alguns confiam nos seus carros de guerra, e outros, nos seus cavalos, mas nós confiamos no poder do Senhor , nosso Deus.  Eles tropeçarão e cairão, mas nós nos levantaremos e ficaremos firmesNão combatemos com as nossas armas. A nossa confiança  esta inteiramente na força do nosso Deus. Sl  46:1-3 Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição.  Por isso, não teremos medo, ainda que a terra seja abalada, e as montanhas caiam nas profundezas do oceano.  Não teremos medo, ainda que os mares se agitem e rujam, e os montes tremam violentamente.

1Sm 7:4 Aí os israelitas jogaram fora as suas várias imagens de Baal e também as de Astarote e adoraram somente a Deus, o Senhor .

...Quando aprendermos...
II. A NÃO NOS PERMITIR A NÓS MESMOS MAIOR DEDICAÇÃO A QUEM QUER QUE SEJA QUE NÃO A PESSOA DO SENHOR JESUS
...Dediquem-se completamente ao Senhor ...
Nossa vida pertence ao Senhor Jesus. Tudo o que temos e tudo o que somos pertencem única e exclusivamente a Ele. Sem a presença do Senhor Jesus na nossa vida, nada do que fizermos terá nenhum sentido. Rm 11:36 Pois todas as coisas foram criadas por ele, e tudo existe por meio dele e para ele. Glória a Deus para sempre! Amém!

Cl 1:16-17 Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu e na terra, tanto o que se vê como o que não se vê, inclusive todos os poderes espirituais, as forças, os governos e as autoridades. Por meio dele e para ele, Deus criou todo o Universo. Antes de tudo, ele já existia, e, por estarem unidas com ele, todas as coisas são conservadas em ordem e harmonia.

1Sm 7:6 Assim todos eles se reuniram em Mispa. Tiraram água e a derramaram em oferta ao Senhor ...

...Quando aprendermos...
III. A NÃO MAIS PERMITIMOS TER EM NOSSA ADORAÇÃO QUALQUER OUTRA MOTIVAÇÃO QUE NÃO SEJA A PESSOA REAL DO SENHOR JESUS CRISTO, NOSSO SALVADOR.
...adorem somente a ele...

Sl 95:6-7 Venham, fiquemos de joelhos e adoremos o Senhor . Vamos nos ajoelhar diante do nosso Criador.  Ele é o nosso Deus; nós somos o povo que ele guia, somos o rebanho do qual ele cuida. Escutem hoje o que ele nos diz:

Dt 33:29 Povo de Israel, como você é feliz! Não há ninguém como você, o povo que o Senhor Deus salvou. Ele é o seu escudo e a sua espada, para dar proteção e vitória a você. Israel, os seus inimigos se ajoelharão pedindo misericórdia, e você tomará posse das suas terras.

1Sm 7:12 Aí Samuel pegou uma pedra, pôs entre Mispa e Sem e disse: — Até aqui o Senhor Deus nos ajudou. Por isso deu a ela o nome de Ebenézer.




  DIÁSPORA, OS JUDEUS SE ESPALHAM PELO MUNDO TEXTO BÁSICO: Ezequiel 22.14-22 14 - Estará firme o teu coração? Estarão fortes as tuas mãos, n...