domingo, 6 de janeiro de 2013

UM NOME PARA SER CULTUADO


Gn 4.26 - Sete foi pai de um filho e o chamou de Enos. Foi nesse tempo que o nome Senhor começou a ser usado no culto de adoração a Deus.

Introdução: O que é o nome, o que ele representa, e qual a sua importância para nós os seres humanos? Segundo uma concepção antiga, a maior finalidade do nome é a de distinguir as pessoas uma das outras. Tanto valia o nome que Deus afirmou conhecer Moisés, pelo nome. Ex  33.17  Ao que disse o Senhor a Moisés: Farei também isto que tens dito; porquanto achaste graças aos meus olhos, e te conheço pelo teu nome.  Porém não era esta a única finalidade do nome, segundo esta concepção, os nomes também eram responsáveis na determinação de algumas  caracteristicas importantes nas pessoas. Segundo acreditavam, o nome tinha o poder de:
  • Exprimir o caráter fundamental da pessoa. Êx 2:10 Quando ele já estava grande, ela o levou à filha do rei, que o adotou como filho. Ela pôs nele o nome de Moisés e disse: Eu o tirei da água. O caráter são os traços das particularidades que caracterizam um indivíduo. Acreditavam os antigos que estes traços eram diretamente influenciados pelo nome que o indivíduo recebia no seu nascimento.
  • Exprimir a sua personalidade. Também acreditavam que o nome influenciava a personalidade, isto é, aquela força ativa que determina os padrões da individualidade pessoal e social referentes ao pensar, sentir e agir de um indivíduo. Gn 5:3 Com a idade de cento e trinta anos, Adão foi pai de um filho que era parecido com ele; e pôs nele o nome de Sete.
  • Exprimir a sua missão no mundo. O nome, segundo criam, era fator determinante para o cumprimento daquilo que se acreditava ser a missão para qual a pessoa tinha vindo ao mundo. Gn 3.20 - O homem pôs na sua mulher o nome de Eva por ser ela a mãe de todos os seres humanos.
Ter um nome significava ser alguém. O nome valia pela pessoa. Por esta causa custumava-se dizer o seguinte ditado: "Onde está o nome, aí está a pessoa". As pessoas que não tivessem um nome como referencial de família eram consideradas indignas. Jó 30:8 Raça inútil, gente sem nome, são enxotados do país. Assim percebemos que os antigos, em sua cultura, davam grande importância se nomear tanto as pessoas quanto as divindades e até mesmo as coisas. Êx 23:13 Deem atenção a tudo o que eu, o Senhor, tenho dito a vocês. Não façam orações a outros deuses, nem mesmo falem os nomes deles. Dentro desta concepção antiga em relação a nomes, havia ainda algumas crenças e alguns conceitos, tais como:

a)     Mudar o nome de alguém, significava mudar a vocação ou o chamado desta pessoa. Gn 17:5 Daqui em diante o seu nome será Abraão e não Abrão, pois eu vou fazer com que você seja pai de muitas nações. Abrão, significava "pai exaltado". Este homem havia aprendido a conviver com a realidade de que seu mordomo seria o seu herdeiro. Derrepente, Deus muda o seu nome para "pai de uma multidão" , e para eles, não somente o seu nome fora mudado, mais toda a sua história teria de ser reescrita, pois apartir desta mudança, muitas nações viriam a existir daquele que recebera a vocação para ser pai de uma multidão de pessoas. Gn 17:15 De hoje em diante não chame mais a sua mulher de Sarai, mas de Sara. Sarai, significava talvez "contenciosa". Agora Deus passa a chamar-lhe "Princesa". Mesmo sendo estéril, e já estando com a idade avançada, acreditavam ter Deus mudado, não só o nome de Sarai, mais a sua ocação, dando-lhe não um filho, mas, na condição de Sara, uma multidão deles.

b)    Dar nome a alguém, significava exercer sobre esta pessoa, certo domínio ou poder. Gn 2:19 Depois que o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves, ele os levou ao homem para que pusesse nome neles. E eles ficaram com o nome que o homem lhes deu. Acreditava-se neste tempo que a pessoa por direito era  portadora de certo domínio sobre a outra por ela nomeada.

c)    Invocar o nome de Deus sobre alguém, significava a garantia da proteção divina sobre esta pessoa. Nm 6:27 E Deus disse: Assim, Arão e os seus filhos pedirão as minhas bênçãos para o povo de Israel, e eu os abençoarei. A benção de Deus era o maior bem que os pais poderiam deixar a seus filhos. Era também a certeza de que todas as coisas iriam da certo na vida deles, ssim, quando alguém desejava o bem para outras pessoas, elas invocavam sobre estas pessoas o nome de Deus.

Acontece que na história da Bíblia, nenhum outro nome mereceu maior honra que o nome de Deus. Is 42:8 Eu sou o Senhor: este é o meu nome, e não permito que as imagens recebam o louvor que somente eu mereço. O que conhecemos a respeito de Deus e do nome de Deus? Pv 30:4 Quem já sabe tudo a respeito do céu? Quem já pegou o vento com as mãos? Quem já embrulhou água num pano? Quem já marcou os limites da terra? Você sabe quem é ele? E quem é o filho dele? Quém é Ele? E quem é o Filho Dele? Em vista de todos os conceitos e convicções, poderíamos citar várias pessoas que devido a algum ato ou feito importante, "imortalizararam" seus nomes na história. Porém a Bíblia apresenta um nome, que é diferente de todos os "grandes" nomes que a história apresentou ou possa apresentar. É um nome que està muito acima de todos os nomes...

...O NOME DE JESUS...
Fp 2:9-11 Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos  e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai.

...UM NOME PARA SER CULTUADO.
Que nome é este, digno das mais altas honras. Que nome é este, que segundo as escrituras sagradas, é o mais importante de todos os nomes. Que nome é este que em homenagem a ele, todas as criaturas terão de se prostrar de joelhos. Que nome é este. É o nome de Jesus Cristo, o Senhor! O que mais podemos dizer a respeito do nome de Jesus?

1. ESTE É O ÚNICO NOME, NO MUNDO INTEIRO QUE FOI DADO POR DEUS PARA A SALVAÇÄO DO HOMEM. At 4:12 A salvação só pode ser conseguida por meio dele. Pois não há no mundo inteiro nenhum outro nome que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos.
A nossa salvação depende unica e exclusivamente deste nome. Sem Jesus, não existe salvação, sem Jesus não existe perdão, sem Jesus não existe qualquer possibilidade de vida eterna. Somente através do nome de Jesus, recebemos os benifícios de uma nova vida, e de uma herança incorruptível. 1Pe 1:3,4 Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo. Por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva.  Assim esperamos possuir as ricas bênçãos que Deus guarda para o seu povo. Ele as guarda no céu, onde elas não perdem o valor e não podem se estragar, nem ser destruídas. Somente no nome de Jesus podemos alcançar a savação. "Em nenhum outro há salvação..." Somente através do nome de Jesus adquirimos o direito de nos tornarmos Filhos de Deus. Jo 1:12 Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Sem os benefícios do nome de Jesus, seremos apenas criaturas, nada mais que isso. Como criatura, não temos  direito de filho.  Não temos nenhuma herança, não temos paternidade e não teremos nem mesmo um novo nome. Cl 3:24 Lembrem que o Senhor lhes dará como recompensa (herança) aquilo que ele tem guardado para o seu povo, pois o verdadeiro Senhor que vocês servem é Cristo.
Um nome...
Ap 2:17 Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas. “Aos que conseguirem a vitória eu darei do maná escondido. E a cada um deles darei uma pedra branca, na qual está escrito um nome novo que ninguém conhece, a não ser quem o recebe.”
  • No nome de Jesus nos tornamos  participantes da herança que Deus reservou para nós o seu povo. Cl 1:12-13 E agradeçam, com alegria, ao Pai, que os tornou capazes de participar da herança que ele guardou no Reino da luz para o seu povo.  Ele nos libertou do poder da escuridão e nos trouxe em segurança para o Reino do seu Filho amado.
  • No nome de Jesus, nos tornamos livres de toda condenação do pecado. 1Jo 3:18 Aquele que crê no Filho não é julgado; mas quem não crê já está julgado porque não crê no nome do Filho único de Deus.
  • Toda condenação que haveria de recair sobre nós, já não existe, por causa deste nome! Rm 8:1 Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus.
  • Pelo simples ato de crer no nome de Jesus, nos fez merecedores do perdão para os nossos pecados. At 10:43 Todos os profetas falaram a respeito de Jesus, dizendo que os que creem nele recebem, por meio dele, o perdão dos pecados
Um só ato de justiça, foi suficiente para anular todo o poder da morte. Rm 5:17,18 É verdade que, por causa de um só homem e por meio do seu pecado, a morte começou a dominar a raça humana. Mas o resultado do que foi feito por um só homem, Jesus Cristo, é muito maior! E todos aqueles que Deus aceita e que recebem como presente a sua imensa graça reinarão na nova vida, por meio de Cristo. Portanto, assim como um só pecado condenou todos os seres humanos, assim também um só ato de salvação liberta todos e lhes dá vida.

2. ESTE É O ÚNICO NOME ONDE EU ENCONTRO RESPOSTAS PARA CADA UMA DAS MINHAS NECESSIDADES. Jo 14:13 E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai.
"Tudo o que pedirem..."
Todas as minhas necessidades eu as entrego para aquele que responde as minhas orações. O próprio Senhor Jesus me garante que todas as vezes que eu orar, Ele está sempre pronto a ma ouvir. Mt 21:22 Se crerem, receberão tudo o que pedirem em oração. As minhas necessidades serão todas supridas por Deus, em Jesus Cristo. Fp 4:19 E o meu Deus, de acordo com as gloriosas riquezas que ele tem para oferecer por meio de Cristo Jesus, lhes dará tudo o que vocês precisam. A minha esperança deverá sempre estar ancorada na Pessoa do Senhor Jesus, em quem cujo o nome, eu faço sempre as minhas orações. Rm 12:12 Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; aguentem com paciência os sofrimentos e orem sempre.
  • É no nome onde encontramos a vida. Jo 20:31. Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio de seu nome.
  • É o nome onde encontramos saúde para o corpo. At 3:16  Foi o poder do nome de Jesus que deu forças a este homem. O que vocês estão vendo e sabendo foi feito pela fé no seu nome, pois foi a fé em Jesus que curou este homem em frente de todos vocês.
  • Quando meu corpo fica doente, quando as dores dilaceram a minha alma, é neste nome que eu encontro o refrigério. At 4:10 Pois então os senhores e todo o povo de Israel fiquem sabendo que este homem está aqui completamente curado pelo poder do nome de Jesus Cristo, de Nazaré, aquele que os senhores crucificaram e que Deus ressuscitou.

CONCLUSÃO:
O nome do Senhor Jesus é o nome mais importante de todos os nomes por muitas razões. Faltaria tempo e espaço para expor todos os benefícios alcançados por intermédio deste nome. Por isso, por hora, basta-nos saber que este nome é o nome daquele que Deus o colocou como Senhor de tudo e abaixo deste nome estão todas as autoridades, por mais importantes que sejam neste mundo. Portanto, diante deste nome, nos prostramos em adoração!!!!!!!!!!
Ef 1:21,22 Cristo reina sobre todos os governos celestiais, autoridades, forças e poderes. Ele tem um nome que está acima de todos os nomes das autoridades que existem neste mundo e no mundo que há de vir.  Deus colocou todas as coisas debaixo da autoridade de Cristo e deu Cristo à Igreja como o único Senhor de tudo.

  DIÁSPORA, OS JUDEUS SE ESPALHAM PELO MUNDO TEXTO BÁSICO: Ezequiel 22.14-22 14 - Estará firme o teu coração? Estarão fortes as tuas mãos, n...