quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O HOMEM MOLDADO POR DEUS PARA ESTA GERAÇÃO


O HOMEM DE SUCESSO COM DEUS
(Uma definição básica)
Oramos a Deus pedindo que vocês não façam nada que seja mau, não para mostrar que nós somos um sucesso, mas para que vocês façam o que é certo. E não importa que fique parecendo que nós falhamos.” (2Co 13:7 NTLH)

O que se define por “sucesso”. Por quais critérios básicos utilizáveis poderemos concluir os nossos sucessos ou insucessos como Homens de Deus? Na verdade todos nós temos muitas dúvidas a respeito do assunto:
·         Ó SENHOR Deus, se eu discutisse esse meu caso contigo, tu provarias que estás com a razão. Mas eu preciso te fazer algumas perguntas sobre a tua justiça. Por que os maus ficam ricos? Por que os desonestos conseguem sucesso?” (Jr 12:1).
Se os nossos critérios de sucesso forem os mesmos critérios que o mundo utiliza, corremos o risco de ficar decepcionados com os homens apresentados pela Bíblia e que sempre foram modelo de vida e dedicação a Deus. Por exemplo, o Apóstolo Paulo. Depois de Jesus, Paulo deve ser a pessoa mais influente na história da fé cristã. Mais qual é o testemunho dele?  Eles são servos de Cristo? Mas eu sou um servo melhor do que eles, embora, ao dizer isso, eu esteja falando como se fosse louco. Pois eu tenho trabalhado mais do que eles e tenho estado mais vezes na cadeia. Tenho sido chicoteado muito mais do que eles e muitas vezes estive em perigo de morte.” 2Co 11:23. Prosseguindo a leitura do verso 24 ao verso 30, temos uma descrição de como foi à vida de um homem que foi capaz de “abrir” mão daquilo que o mundo considerava sucesso, para ser aquilo que Deus considera “sucesso
  • Em cinco ocasiões os judeus me deram trinta e nove chicotadas.
  • Três vezes os romanos me bateram com porretes, e
  • Uma vez fui apedrejado.
  • Três vezes o navio em que eu estava viajando afundou, e numa dessas vezes passei vinte e quatro horas boiando no mar. 
  • Nas muitas viagens que fiz, tenho estado em perigos de inundações e de ladrões;
  • Em perigos causados pelos meus patrícios, os judeus,
  • E também pelos não-judeus.
  • Tenho estado no meio de perigos nas cidades, nos desertos e em alto mar;
  • E também em perigos causados por falsos irmãos. 
  • Tenho tido trabalhos e canseiras.
  • Muitas vezes tenho ficado sem dormir.
  • Tenho passado fome e sede.
  •  Têm me faltado casa, comida e roupas.
  • Além dessas e de outras coisas, ainda pesa diariamente sobre mim a preocupação que tenho por todas as igrejas. 
  • Quando alguém está fraco, eu também me sinto fraco;
  • E, quando alguém cai em pecado, eu fico muito aflito. 

Talvez, depois desta leitura estejamos dizendo: Se é isso o sucesso, é melhor repensar o tema. No entanto veja o brado deste mesmo homem no final da sua carreira: 
  • “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” (2Tm 4:7,8 RC)

O Senhor Jesus, nosso melhor exemplo, pode nos dar também uma idéia de como é ter sucesso com Deus. Talvez seja melhor antes de repensar o tema olhar para os exemplos da vida do nosso mestre.
  • “Jesus respondeu: As raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas o Filho do Homem não tem onde descansar.” (Mt 8:20)
  • “Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.” (Mt 20:28)
  • “Jesus começou a ensinar os discípulos, dizendo: O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei...” (Mc 8:31)

Percebemos alguma diferença entre ter sucesso com Deus ou fazer sucesso no mundo? Será que existe alguma diferença ou será tudo a mesma coisa? Para o mundo fazer sucesso é se tornar rico, possuir os melhores carros, as melhores casas, os melhores empregos. Em suma sucesso do mundo se resume em Ter, ter, e ter cada vez mais. Sucesso com Deus é oposto, fala em renuncias, entregas, trabalhos, vigílias, perseguições, calúnias e por ai vai. Não foi assim que viveram os homens de Deus na Bíblia? Se ainda assim queremos o sucesso com Deus, vamos caminhar então por uma definição básica da palavra, e dentro destas definições, responderemos apenas algumas perguntas, que, dependendo das respostas que daremos a elas, nos ajudarão a uma conclusão, embora que também básica, daquilo que se espera de alguém que como nós, está disposto, nesta geração a ser homens de sucesso com Deus.

  • Sucesso = Acontecimento.
O que fiz de relevante na Igreja que possa dizer que foi um grande acontecimento de Deus na minha vida em 2011? E espalhou-se a notícia aquele acontecimento por todo aquele país.” (Mt 9:26 RC)

  • Sucesso = Ocorrência.
Que ocorrência  positiva nestes últimos anos foi fruto de um esforço ou de um trabalho que eu tenha realizado para Deus? Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé.” (2Tm 4:7)

  • Sucesso = Resultado.
“Quais resultados alcancei através da doação do meu tempo ou de meu serviço ao Senhor nos últimos anos?” Será que eu não sou um homem livre? Por acaso não sou um apóstolo? Será que eu não vi Jesus, o nosso Senhor? Por acaso vocês não são o resultado do trabalho que faço para o Senhor?(1Co 9:1)

  • Sucesso = Conclusão.
“Que fiz de conclusivo pelo reino pelo qual eu possa dizer: “terminei este trabalho para Deus?” “Porém, já que terminei o meu trabalho nessas regiões e como há muitos anos tenho pensado em ver vocês,” (Rm 15:23)

  • Sucesso = Resultado feliz.
“Qual o meu humor depois de alguns dias de muito trabalho na obra de Deus, sem reconhecimento humano ou depois de ser confrontado por Ele? O trabalho dos bons produz vida, mas o resultado do pecado é somente mais pecado.” (Pv 10:16)

A conclusão deverá ser uma, e somente uma! Vamos nos tornar homens de Sucesso com Deus, quando permitirmos ser homens “moldados” por Deus de maneira tal que nos tornemos instrumentos nas mãos de Deus para transformação de toda a nossa geração.

“HOMENS MOLDADOS POR DEUS PARA ESTA GERAÇÃO”
(Uma visão panorâmica)
“Por isso, o SENHOR estava com ele, (Ezequias) e ele teve sucesso em tudo o que fez...”
 (2Rs 18:7)

Geração é o espaço de tempo (aproximadamente 25 anos) que vai de uma geração a outra. Vivemos e nos movemos durante todo este tempo, em meio a um povo de natureza rebelde.
·        Mas o seu povo se entregou ao pecado e por isso eles não merecem ser filhos dele. São gente pecadora e má”. Dt 32.5.
O que a Bíblia diz é que em meio a esta geração perversa, “E com muitas outras palavras isto testificava e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.” (At 2:40 RC). Deus procura homens, e o que nós esperamos e queremos, e sermos encontrados por Ele. Para sermos encontrados por Deus, que tal preencher alguns requisitos, ou permitir que Ele mesmo faça algumas modificações em nosso ser ou em nosso modo de vida? Serão estas modificações que nos capacitarão a viver nesta geração, sem, contudo fazer parte dela. para que vocês não tenham nenhuma falha ou mancha. Sejam filhos de Deus, vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de Deus. No meio delas vocês devem brilhar como as estrelas no céu,” (Fp 2:15) O perfil do homem que Deus procura continua sendo o mesmo perfil que encontramos em homens que foram achados por Ele ao longo da Bíblia.

  • Homens Que desejem comunhão. ...Noé era um homem direito e sempre obedecia a Deus. Entre os homens do seu tempo, Noé vivia em comunhão com Deus. (Gn 6:9)
  • Homens que mereçam confiança. ... Devem ser homens que temam a Deus, que mereçam confiança e que sejam honestos em tudo.” (Êx 18:21)
  • Homens dedicados e livres de toda contenda. Quero que em todos os lugares os homens orem homens dedicados a Deus; e que, ao orarem, eles levantem as mãos, sem ódio e sem brigas.” (1Tm 2:8)
  • Homens que transmitam seriedade. “Do mesmo modo, os diáconos devem ser homens de palavra e sérios. Não devem beber muito vinho, nem ser gananciosos.” (1Tm 3:8)
  • Homens discipuladores. “Tome os ensinamentos que você me ouviu dar na presença de muitas testemunhas e entregue-os aos cuidados de homens de confiança, que sejam capazes de ensinar outros.” (2Tm 2:2)
Será tão difícil atingir este perfil? Pois ao contrário daquilo que Deus espera encontrar, infelizmente em nosso tempo, Ele tem encontrado um perfil que vem causado insatisfação ao reino, pois fica subentendido que o reino de Deus não exige “mudanças”. O perfil que temos encontrado se desenham como:

  • Homens sem temor. Pois alguns homens que não temem a Deus entraram no meio da nossa gente sem serem notados. Eles torcem a mensagem a respeito da graça do nosso Deus a fim de arranjar uma desculpa para a sua vida imoral. E também rejeitam Jesus Cristo, o nosso único Mestre e Senhor. Há muito tempo que as Escrituras Sagradas anunciaram a condenação que eles já receberam. (Jd 1:4)
  • Homens que desprezam a autoridade de Deus. Do mesmo modo esses homens têm visões que os fazem pecar contra o próprio corpo deles. Desprezam a autoridade de Deus e insultam os gloriosos seres celestiais. (Jd 1:8)
  • Homens sem entendimento. Mas esses homens xingam aquilo que não entendem. E as coisas que eles conhecem por instinto, como os animais selvagens, são estas que os destroem. (Jd 1:10). Mas esses homens agem por instinto, como os animais selvagens, que nascem para serem caçados e mortos. Eles xingam aquilo que não entendem. Por tudo isso eles serão destruídos como animais selvagens (2Pe 2:12).
  • Homens Interesseiros. Esses homens estão sempre resmungando e acusando os outros. Eles seguem os seus próprios maus desejos, vivem se gabando e bajulam os outros porque são interesseiros. (Jd 1:16)
Não podemos nos enganar, o Reino de Deus exige mudanças.

  • “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.” (Rm 12:2).
Sucesso com Deus, fala em mudanças. Não tem como ter sucesso com Deus vivendo a mesma vida que vivíamos antes de conhecê-lo, ou andando da mesma maneira que andávamos. 

  • “Pois, quando vivíamos de acordo com a nossa natureza humana, os maus desejos despertados pela lei agiam em todo o nosso ser e nos levavam para a morte.” (Rm 7:5)
  • “Naquele tempo vocês seguiam o mau caminho deste mundo e faziam a vontade daquele que governa os poderes espirituais do espaço, o espírito que agora controla os que desobedecem a Deus.” (Ef 2:2)
Ser moldado por Deus significa tomar a forma de Deus, se tornar “parecido” Ele. É permitir que Deus interfira em toda a nossa existência, nas nossas vontades, nos nossos desejos.

  • “Portanto, todos nós, com o rosto descoberto, refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor, que é o Espírito.” (2Co 3:18)
E viver a expressão da verdade de tudo aquilo que a Bíblia afirma que Deus fez por nós quando nos salvou. 

  • “Mas a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto, que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos.” (Ef 2:4-5)

O CAMINHO DE DEUS PARA O SUCESSO.
(Um segredo revelado)
Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for.” (Js 1:7)

O segredo do sucesso com Deus está revelado em sua Palavra. Não existe uma fórmula mágica, nem palavras mágicas. Não são “encantamentos” nem supostas “revelações” que nos farão atingir este sucesso. Não existem pessoas que podem dar um “empurrãozinho” ou apadrinhar este sucesso. Não, isto depende unicamente de nós e de nossa atitude para com a palavra de Deus. Não são as nossas expectativas que deverão estar em foco, mas as expectativas de Deus a nosso respeito. Não é aquilo que nós pensamos de nós mesmo, mais aquilo que Deus espera de nós. A verdade é que podemos fazer mais pelo reino, e é exatamente esta atitude que Deus está esperando que tomemos. Deus quer que façamos mais! O caminho não é difícil, o segredo é andar com Deus em sintonia com a Sua Palavra.

1.    “SEJA FORTE”
FORÇA. Aquilo em que alguém é excelente.
“O egoísta sempre causa problemas. Quem confia no SENHOR terá sucesso.” (Pv 28:25)
Ser forte aqui significa estar pronto para ser confrontado com as dificuldades que se apresentarão ao longo da caminhada. Podemos confiar em Deus de tal maneira que nos ternemos alguém com “excelência” NELE. “Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não dêem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao SENHOR e louvarei a Deus, o meu Salvador.” (Hc 3:17,18). Não é ser forte na força humana, mais ser forte na força de Deus. É a força que se alcança através de comunhão e intimidade com Deus e Seu Filho Jesus Cristo. “E você, meu filho, seja forte por meio da graça que é nossa por estarmos unidos com Cristo Jesus.” (2Tm 2:1)

2.     “E MUITO CORAJOSO”
CORAGEM. Energia moral ante situações aflitivas ou difíceis.
Se por um lado precisamos ser fortes, por outro, não podemos desprezar a coragem. A “força” é a capacitação para enfrentarmos a adversidade. A coragem é a energia moral que nos dá condições de olharmos para as situações aflitivas e difíceis e não correr delas. Não nos ajuda muito ter muita força, mais não ter coragem para colocar essa força em prática. Em quase todas as ocasiões em que Jesus curou alguém, Ele sempre dizia “coragem”
·         Mt 9.2 – Ao paralitico. “Coragem, meu filho! Os seus pecados estão perdoados.”
·         Mt 9.22 – A mulher. “Coragem, minha filha! Você sarou porque teve fé.”
·         Mt 14.27 - Aos discípulos - Coragem! Sou eu! Não tenham medo!
·         Mc 10.49 – Ao cego - Coragem! Levante-se porque ele está chamando você!
Coragem é a força motriz que nos faz ultrapassar nossos próprios limites e acreditarmos que em Deus a vitória é garantida. “Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.” (Jo 16:33).

3.    . “TOME CUIDADO”
VIGILÂNCIA. Zelo, diligência, Cuidado, atenção.
“E, se tivermos o cuidado de obedecer a todas estas leis que o SENHOR, nosso Deus, nos deu, a nossa vida agradará a ele.” (Dt 6:25)
Um homem que deseja alcançar o sucesso com Deus deve ser alguém no mínimo cuidadoso com a sua vida espiritual. Andar com Deus e agradar a Deus é sinônimo de obediência a sua Palavra. “Eu disse: Vou ter cuidado com a minha maneira de viver e não vou deixar que a minha língua me faça pecar. Enquanto os maus estiverem em volta de mim, não falarei nada.” (Sl 39:1). O zelo de alguém que aprendeu a confiar na Palavra de Deus e tem a preocupação em levar outros a ter esta mesma confiança. “Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam.” (1Tm 4:16). O cuidado em estar próximo, cada vez mais próximo daquilo que Deus projetou para a sua vida aqui na terra não abrindo mão de seu compromisso em viver uma vida de integridade, honrando ao seu Senhor na igreja e no mundo. “Meus irmãos, cuidado para que nenhum de vocês tenha um coração tão mau e descrente, que o leve a se afastar do Deus vivo.” (Hb 3:12)

4.    “E VIVA DE ACORDO COM TODA A LEI”
ACORDO. Concordância de sentimentos ou idéias. Harmonia, conformidade.
“Se obedecemos aos mandamentos de Deus, então temos certeza de que o conhecemos.” (1Jo 2:3).
O homem de sucesso com Deus é o homem que conheceu Deus e aprendeu a andar em conformidade a com a sua Palavra. É aquele que entendeu que a Bíblia continua sendo o Livro de Deus, o Livro onde ele pode encontrar toda orientação necessária para o seu bem estar. “Ensina-me a viver de acordo com a tua verdade, pois tu és o meu Deus, o meu Salvador. Eu sempre confio em ti.” (Sl 25:5). Ele aprendeu a abandonar as velhas práticas e passou a viver uma vida de novidade ao lado daquele a quem ele fez Salvador e Senhor da sua vida. “Tu aceitas os que fazem com prazer o que é direito, os que lembram de viver de acordo com a tua vontade. Tu estavas irado conosco, mas nós continuamos a pecar; só seremos salvos se andarmos nos caminhos antigos.” (Is 64:5)

CONCLUSÃO:
COMO CONSEGUIR ISTO.
“Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso.” (Js 1:8).

  • FALANDO A BÍBLIA. “Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei...”
  • ESTUDANDO A BÍBLIA. “... Estude esse livro dia e noite...” Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso. (Pv 3:2)
  • ESFORÇAR-SE PARA VIVER DE ACORDO COM A BÍBLIA. “... e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele.

  • “Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona.” (Pv 28:13)


  DIÁSPORA, OS JUDEUS SE ESPALHAM PELO MUNDO TEXTO BÁSICO: Ezequiel 22.14-22 14 - Estará firme o teu coração? Estarão fortes as tuas mãos, n...